Exposição das joías de Goa já foi visitada por 69 mil pessoas

Esplendores do Oriente. Jóias de Ouro da Antiga Goa foi prolongada até Novembro devido à grande procura por parte do público.

Foto
Sandra Ribeiro

O Museu de Arte Antiga anunciou o prolongamento da exposição Esplendores do Oriente. Jóias de Ouro da Antiga Goa “devido ao enorme sucesso junto do público”. A mostra iniciada a 16 de Abril, e que deveria ter terminado a 7 de Setembro, recebeu até este domingo 69 mil visitantes.

Por isso, e porque se registou “um número bastante elevado de pedidos para visitas orientadas”, a exposição que apresenta mais de 300 jóias em ouro de produção indiana e indo-portuguesa nos séculos XVIII e XVII vai manter-se no MNAA até ao dia 2 de Novembro. A mostra dá a conhecer um fascinante tesouro, enviado de Goa para Lisboa, em 1961, e guardado durante 50 anos no Banco Nacional Ultramarino e na Caixa Geral de Depósitos. 

Tesouros Casa de Saboia

Por sua vez a exposição que traça a ascensão ao poder dos Saboias, e de como a cidade de Turim se tornou no símbolo dessa promoção, contou com 22.184 visitantes, revelou nesta segunda-feira a Everything is New. A mostra Os Saboias. Reis e Mecenas (Turim, 1730-1750), encerrou neste domingo, depois de quatro meses no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa.

No MNAA estiveram expostos alguns dos tesouros da Casa de Saboia, numa parceria com o Museo Civico d’Arte Antica – Palazzo Madama, em Turim. Visitar esta mostra permitia descobrir o esplendor da capital do Piemonte na primeira metade do século XVIII quando os Saboias adquiriram a dignidade régia. Conhecer a transformação de Turim, com a ascensão da casa dos Saboia, é exactamente descobrir a vida da corte portuguesa naquela época, que se apagou nas muitas obras e registos destruídos pelo trágico terramoto de 1755 que abalou Lisboa.

As relações dinásticas entre as duas cortes foram contínuas e foram vários os artistas que trabalharam lá como cá. Foi com base nesta relação que a exposição que reuniu mais de uma centena de obras e que contou com o apoio da Everything is New foi montada.

Sugerir correcção
Comentar