E se o 25 de Abril não tivesse acontecido e “tivéssemos continuado a viver com medo”?

O 25 de Abril Nunca Aconteceu. É a partir deste pressuposto que a Palmilha Dentada monta a sua nova peça, que sobe ao palco do Teatro Carlos Alberto, no Porto, a partir desta quinta-feira.

Foto
As telas ao fundo projectam imagens de um Portugal a preto-e-branco e preso no passado
Ouça este artigo
00:00
05:10

Na nova peça da Palmilha Dentada, a Revolução dos Cravos não passa de uma tentativa falhada de golpe de Estado. Salgueiro Maia, líder da coluna militar que pretendia derrubar o regime, não parou num sinal vermelho e colidiu com um camião de entrega de pão; a polícia de trânsito foi chamada ao local e prendeu o capitão, comprometendo a operação. Consequências: estamos em 2024 e Portugal ainda não se livrou da ditadura. O trabalho infantil mantém-se como uma realidade fortíssima, a “homossexualidade continua a ser fortemente reprimida”. E, com uma PIDE ainda actuante, “continuamos sem opções, com medo de ser interrogados, com medo de que nos batam à porta durante a noite”, afirma o encenador Ricardo Alves, director artístico da Palmilha. De modo a proteger as indústrias locais, também há muitos produtos que permanecem inacessíveis. A Coca-Cola é um mito e até as sandálias Crocs são proibidas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários