Artigos deste autor

  • Dores de barriga, náuseas, risos, lágrimas, orações – houve de tudo um pouco, esta terça-feira, à chegada dos 177 alunos do concelho da Mealhada ao Centro Educativo da Pampilhosa, onde foram estrear o regresso ao 4º ano dos exames nacionais. No final, poucos se permitiram respirar de alívio – ainda falta o exame de Matemática, que fazem sexta-feira, à mesma hora e no mesmo local.

  • Das críticas a Cavaco à defesa da unidade em torno de Seguro, o XIX Congresso do PS serviu para o secretário-geral ver afirmada a pacificação interna. Os três dias da reunião magna dos socialistas, em Santa Maria da Feira, revisitados em imagens.

  • À Revista 2, este domingo, o empresário Belmiro de Azevedo fala das razões que o levaram, aos 75 anos, a afastar-se das funções executivas que exerceu na Sonae durante 48 anos. Mostra perplexidade e lamento pelas privatizações perdidas, confronta a classe política actual, a quem falta “a cura necessária”, ao contrário da geração que “sofreu com a PIDE”. E diz que não vai deixar o grupo onde manterá o “poder soberano” para preservar “a cultura e os valores” da Sonae.

  • João Manuel Cotelo Neiva, 96 anos, é o mais velho doutorado em Portugal. Obteve o diploma em Geologia, em 1944. Vasco Vinhas, 29 anos, é um dos mais jovens. Criou o conceito de biostories, apresentado numa tese de Engenharia Informática, em 2010. Com base numa recolha de dados feita no PÚBLICO, no âmbito de um projecto de investigação em jornalismo computacional (REACTION), compilámos uma lista de doutoramentos realizados ou reconhecidos em Portugal entre 1917 e 2010, ponto de partida para um trabalho alargado sobre a evolução e principais tendências deste grau académico em Portugal.