Volkswagen aposta em carros eléctricos para limpar a imagem

O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo CEO da empresa que classifica a estratégia da multinacional como a maior transformação na história da empresa.

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Empresa quer corrigir os efeitos do escândalo de emissão de poluentes FABIAN BIMMER/REUTERS

Depois do escândalo das emissões, a Volkswagen está empenhada em renovar a sua imagem. Por isso, a empresa de automóveis alemã anunciou esta quinta-feira que vai apostar fortemente na produção de veículos eléctricos. Para apagar o caso da falsificação dos testes de emissão de poluentes, a Volkswagen está determinada a consagrar-se “líder mundial na prestação de mobilidade sustentável”.

Segundo Matthias Mueller, CEO da empresa, o objectivo é que em 2025 sejam lançados 30 modelos diferentes de carros eléctricos. O objectivo é que sejam vendidos entre dois a três milhões de veículos eléctricos por ano. Um número brutal se o compararmos aos 1,3 milhões de veículos em circulação durante o último ano.

Além disso, a empresa anunciou que irá desenvolver o seu “próprio sistema de condução autónoma”. Segundo o jornal norte-americano The Wall Street Journal, Mueller classificou a estratégia como “a maior transformação na história da empresa”.

Depois de o escândalo se ter tornado público em Setembro de 2015, quando as autoridades dos EUA revelaram que o fabricante falseava os testes de emissão de poluentes, as vendas de Outubro registaram uma queda nos EUA, Brasil e Rússia e os prejuízos aproximam-se dos 16 milhões de euros.

A empresa quer agora voltar a conquistar a confiança de alguns compradores, apostando, à semelhança da Tesla nos EUA, em veículos movidos exclusivamente através de baterias. Outras multinacionais estão a desenvolver modelos híbridos, que apresentam também um engenho de gasolina, para garantir distâncias mais longas.

Segundo Mueller, o grupo irá estar "mais focado, eficiente, inovador, a pensar no cliente e sustentável, e, ao mesmo tempo, orientado para o crescimento dos lucros".

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