Marca Volkswagen cai mas vendas do grupo mantêm-se estáveis

Números desceram nos EUA, Brasil e Rússia. Desempenho na Europa e na China foi positivo.

Foto
Reuters

As vendas de carros de passageiros da marca Volkswagen caíram ao longo dos primeiros quatro meses do ano, mas a descida foi compensada, em termos de volume de unidades, pelas restantes marcas do grupo alemão, que acabou por conseguir vender aproximadamente os mesmos automóveis entre Janeiro e Abril do que no mesmo período do ano passado.

Segundo os dados divulgados nesta sexta-feira, o grupo fez chegar às mãos de clientes 3,361 milhões de automóveis das várias marcas - entre as quais estão também a Audi, Seat, Porsche e Skoda -, o que significa mais 21 mil (ou 0,6%) do que nos mesmos meses de 2015. O desempenho foi penalizado por uma quebra de 2% nos carros de passageiros da Volkswagen (os veículos comerciais cresceram 4,7%), que é a principal marca do grupo e que viu as vendas caírem abruptamente nos EUA, na América do Sul (onde o Brasil é o mercado com mais peso) e na Rússia.

Já a Porsche aumentou 6,8% o número de unidades vendidas, ao passo que a Audi cresceu 4,9%, a Skoda, 4,7% e a Seat teve vendas muito semelhantes ao que tinha registado um ano antes.

O grupo está ainda a lidar com as consequências do escândalo das emissões, que rebentou em Setembro, quando as autoridades dos EUA revelaram que a fabricante falseava os testes de emissão de poluentes. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários