Alta velocidade entre Lisboa e Porto é rentável a 25 euros

Consultora internacional simulou um modelo de negócio em que garante rentabilidade para qualquer operador ferroviário de alta velocidade com preços inferiores aos do actual Alfa Pendular.

Foto
Obras para a alta velocidade só deverão arrancar na parte final da actual legislatura LUSA/RUI MANUEL FARINHA
Ouça este artigo
--:--
--:--

Não é ao gestor da infra-estrutura que compete estabelecer os preços dos bilhetes dos comboios, mas a Infra-Estruturas de Portugal, IP, quis saber até que ponto era rentável para os operadores explorar a futura linha entre Lisboa e Porto com comboios a 300km/h. E adjudicou um estudo a uma consultora internacional – com experiência no caso espanhol que está actualmente num processo de forte concorrência na alta velocidade – que concluiu que um operador tradicional (que não seja low cost) pode cobrar 25 euros por viagem e ter, ainda assim, uma taxa de rentabilidade razoável.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 75 comentários