Do título às descidas: o que pode trazer este fim-de-semana de futebol?

Nas duas jornadas derradeiras dos campeonatos profissionais há ainda muito por decidir. Veja o que as próximas 72 horas podem reservar para os clubes da Liga Nos e II Liga.

Foto
FC Porto e Benfica lutam pelo título de campeão nacional Reuters/PEDRO NUNES
Ouça este artigo
00:00
07:00

Chegamos às derradeiras jornadas dos campeonatos nacionais e, já neste fim-de-semana, muita coisa pode ficar decidida. Traçamos aqui alguns cenários para os próximos três dias, das contas do topo da tabela aos "lanterna vermelha" na I e na II Ligas profissionais.

Sábado às 20h30 e domingo às 20h30. Campeão para quando?

As contas do campeonato podem ficar já fechadas neste sábado, no jogo entre Famalicão e FC Porto (com transmissão na Sport TV, às 20h30). À entrada para a penúltima jornada, os portistas somam 79 pontos e os benfiquistas 83. Uma derrota dos "dragões" frente aos famalicenses dá automaticamente o título às “águias”, visto que, com apenas um jogo a disputar, o FC Porto ficaria a quatro pontos da liderança.

Olhemos agora para o derby em Alvalade. O Sporting recebe o Benfica no domingo, a partir das 20h30 (Sport TV). Mesmo que o FC Porto vença o Famalicão, as “águias” garantem o título em caso de triunfo na casa dos rivais. O clube da Luz pode ainda sagrar-se campeão apenas com um empate, se os portistas também tiverem empatado contra o Famalicão. Ou seja, o Benfica depende inteiramente de si para garantir o título já em Alvalade – isto se não chegar já como vencedor da temporada 2022-23.

Reza a história, porém, que os "encarnados" têm tido especial dificuldade em confirmar o título em casa dos rivais. Para encontrarmos a última (e única) ocasião em que o Sporting viu o Benfica festejar uma conquista deste calibre no seu reduto, temos de recuar a Maio de 1975 e à jornada 29 do campeonato. No Estádio José Alvalade, às "águias" bastou um empate (1-1, com golos de Fraguito, para o Sporting, e Diamantino, para o Benfica) para a equipa comandada por Milorad Pavic se sagrar campeã.

É um cenário algo remoto, mas o FC Porto ainda tem hipótese de levantar o título de campeão nacional no final da época. Para isso “basta” vencer os dois últimos jogos e esperar por uma derrota e um empate dos “encarnados”. No caso improvável de o Benfica sair derrotado nos dois últimos jogos, o FC Porto continua praticamente obrigado a vencer as duas partidas. Isto porque o Benfica tem um saldo positivo de 59 golos (77 marcados e 18 sofridos), enquanto os portistas têm 46.

Dado que há um empate no confronto directo – ambas as equipas venceram um dos jogos contra o rival por um golo de diferença –, o critério seguinte passa pelo saldo positivo entre golos marcados. A não ser que os dois jogos dos portistas se traduzam em verdadeiras goleadas capazes de ultrapassar esta diferença de 13 golos, um empate pontual deverá muito provavelmente favorecer o Benfica.

Sexta-feira às 20h15. A luta pela permanência

Marítimo, Paços de Ferreira e Santa Clara lutam desesperadamente por uma vaga no play-off que colocará uma destas equipas contra o terceiro classificado da II Liga: quem levar a melhor nesses dois jogos tem lugar marcado entre os "grandes" do futebol português na próxima temporada. O Marítimo (23 pontos) parte em vantagem para esta corrida, mas o Paços de Ferreira (20 pontos) e o Santa Clara (19 pontos) podem ter uma palavra a dizer.

Os madeirenses até são, na teoria, quem tem o calendário mais favorável, com embates frente ao Vizela (hoje, às 20h15, na Sport TV) em casa e uma deslocação ao Estoril. O Paços de Ferreira encerra o campeonato com uma deslocação ao Sp. Braga, terceiro classificado do campeonato. Já o Santa Clara tem uma deslocação à Luz na última jornada. Um jogo tradicionalmente difícil, mas que pode ter pressão redobrada para os dois lados, caso as contas do título ainda estejam em aberto na hipótese de as "águias" e os açorianos chegarem à Luz a precisarem de uma vitória para assegurar o play-off.

Sábado às 15h30. E a Europa?

Se as contas não se alterarem no topo da tabela, Benfica e FC Porto vão ter acesso directo à Liga dos Campeões na próxima época, o Sp. Braga acesso à 3.ª pré-eliminatória e o Sporting regressará à Liga Europa.

Temos de ter atenção, porém, às possíveis trocas. O Sp. Braga está a cinco pontos do FC Porto, podendo ainda matematicamente chegar ao segundo lugar se os "dragões" perderem os dois últimos jogos. A quatro pontos dos bracarenses, também o Sporting pode ainda almejar o terceiro lugar. Uma esperança que se esfuma se o Sp. Braga derrotar o Boavista este sábado.

O Vitória de Guimarães foi o mais recente clube a assegurar uma vaga na Liga Conferência, com uma vitória frente ao Rio Ave e a certeza de que o Chaves, actual sétimo classificado, não realizou a pré-inscrição para esta prova. Aos vimaranenses devem juntar-se o Arouca, beneficiários de uma vaga extra com a chegada de FC Porto e Sp. Braga à final da Taça de Portugal.

Sexta-feira às 18h. E na II Liga?

Ao contrário do que acontece no escalão cimeiro, as contas do título não deixaram margem para dúvidas. Destacadíssimo na liderança com dez pontos de avanço sobre o segundo classificado, o Moreirense já recebeu e levantou o troféu de campeão, reclamando uma das duas vagas de subida directa para a Liga Nos.

Resta agora a luta entre Farense (63 pontos) e o Estrela da Amadora (60), dois velhos conhecidos do futebol português. Os algarvios jogam já nesta sexta-feira frente ao Benfica B (18h00, com transmissão na Benfica TV) e uma vitória deixa-os muito perto de confirmar a subida.

O confronto directo entre Farense e Estrela traduz-se num empate, portanto uma diferença de três pontos na chegada à última jornada não é suficiente para decidir as contas. No saldo de golos, o Farense leva vantagem pela margem mínima, 20 golos contra 19, algo que torna ainda mais emocionante a luta pela subida.

Se o Farense conseguir melhor resultado do que o Estrela consegue já assegurar o segundo lugar. Para quem ficar em terceiro, há sempre uma réstia de esperança: o play-off de acesso à I Liga.

No espectro oposto da tabela, há ainda quatro equipas a lutar pela vida: Nacional (33), B-SAD (31), Trofense (29) e Sp. Covilhã (28). As duas últimas equipas descem automaticamente à Liga 3. O penúltimo classificado disputa um classificado com um clube da terceira divisão, que já promoveu Belenenses e União de Leiria.

Belenenses à procura do "tri"

Fora do espectro do futebol profissional, há uma outra frente à qual deve prestar atenção no sábado. Pelas 16h15, no Estádio do Jamor, arranca a final da Liga 3, que determinará quem se sagrará campeão do terceiro escalão da hierarquia nacional. Belenenses e União de Leiria, dois históricos que já se defrontaram duas vezes nesta época (um triunfo para cada lado), medem forças depois de uma excelente campanha ao longo da temporada, sendo que os lisboetas terão um incentivo adicional: podem deixar marca ao conquistarem os três escalões da modalidade em Portugal, depois de terem sido campeões nacionais em 1946-46 e de terem vencido a II Liga em 1983-84 e em 2012-13.

Sugerir correcção
Comentar