Guerra na Ucrânia hoje: o que precisa de saber

A UE aprovou o embargo de 90% ao petróleo russo até ao final do ano. A Rússia já controla a maior parte de Severodonetsk. A procuradora-geral da Ucrânia revelou que foram identificados 600 russos suspeitos de crimes de guerra. Um artigo em actualização ao longo do dia.

Foto
Guerra na Ucrânia: Rússia diz controlar metade de Severodonetsk Reuters/SERHII NUZHNENKO

Actualizado às 00h00

► Esta terça-feira, o Parlamento ucraniano pediu a expulsão da Rússia como Estado-membro da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

► Macron propôs a Putin uma resolução da ONU para abrir um corredor no mar Negro, visto que o bloqueio da Rússia aos portos ucranianos está a pôr em risco a segurança alimentar no mundo. Para o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, só Kiev e o Ocidente podem agir de forma a agilizar as exportações de cereais ucranianos e russos: “a bola está do lado deles”.

► O Governo ucraniano demitiu a comissária para os Direitos Humanos, Lyudmila Denisova, por incumprimento das suas funções face à abertura de corredores humanitários, protecção e troca de prisioneiros.

►A União Europeia aprovou, na segunda-feira, o embargo de 90% ao petróleo russo até ao final do ano. Von der Leyen e Charles Michel revelaram que o Conselho Europeu também deu luz verde à proposta de um pacote de assistência financeira destinada à reconstrução da Ucrânia, no valor de nove mil milhões de euros.​

► Os EUA anunciaram esta terça-feira que não devem enviar rockets de longo alcance para a Ucrânia, devido a receios que estes sejam usados para atacar território russo.

►A procuradora-geral da Ucrânia revelou que foram identificados 600 russos suspeitos de crimes de guerra e que o país já começou a processar 80 deles. Advogados pedem indemnizações para milhões de vítimas da guerra na Ucrânia.

No terreno:

► A Rússia já controla a maior parte de Severodonetsk. A informação foi confirmada pelo governador da região de Lugansk, Serhiy Haidai, ao final do dia de terça-feira. A cidade estratégica para o avanço russo no Donbass ainda não foi cercada, explica, mas está cada vez mais próxima do Kremlin. Foram avistados fumos tóxicos em Severodonetsk após ataque a fábrica de produtos.

► Na região sul de Kherson, actualmente sob controlo russo, as comunicações estão cortadas, segundo dizem altos funcionários ucranianos.

►Pelo menos três pessoas morreram e seis ficaram feridas num ataque russo na cidade de Sloviansk, na região separatista de Donetsk.

►Um navio que transporta um carregamento de metal deixou o porto ucraniano de Mariupol pela primeira vez desde que as tropas russas tomaram a cidade em direcção à Rússia. O controlo da cidade permitiu a criação de uma ponte terrestre que liga a Rússia continental e o território separatista pró-russo à Crimeia.​

►Moscovo acusou as tropas ucranianas que estiveram sitiadas na fábrica de Azovstal, em Mariupol, de terem armadilhado deliberadamente os corpos dos colegas, com o objectivo de acusar a Rússia. O Ministério da Defesa, que não forneceu provas que apoiem as alegações, garantiu que vai entregar os corpos dos militares aos representantes da Ucrânia.​

Sugerir correcção
Comentar