Harry e Meghan vão aos Países Baixos, mas sem honras de Estado

Os duques de Sussex deverão marcar presença nos Jogos Invictus, que têm lugar em Haia, Países Baixos. No entanto, nada indica que a monarquia local lhes preste quaisquer honras.

Foto
Os Países Baixos garantem a segurança do príncipe britânico PIROSCHKA VAN DE WOUW/Reuters/Arquivo

Mais uma prova de que mais do que realeza, Harry e Meghan são hoje — mais de dois anos depois de terem decidido trocar o Reino Unido e os deveres reais pela soalheira Califórnia — meras celebridades: os duques deverão marcar presença nos Jogos Invictus, evento criado por Harry para homenagear os militares, no activo ou na reserva, feridos durante o cumprimento do serviço, e que se realiza em Haia, Países Baixos, de 16 a 22 de Abril, mas, ao contrário do que se poderia imaginar, a família real holandesa não irá tratar do acolhimento do casal.

Harry e Meghan não serão nem convidados de honra do rei Guilherme Alexandre e da rainha Máxima, nem serão acomodados numa residência real, como costuma acontecer de cada vez que há visitas reais ao país, avança o The Sun. No entanto, não é claro se é por falta de convite ou por vontade própria que os duques optaram por ficar num hotel.

Quanto à segurança, que terá sido a questão que levou Harry a faltar à cerimónia em memória ao avô, nos Países Baixos, o casal terá estatuto VIP e será protegido pelo Serviço Real e Diplomático de Segurança da polícia nacional DKDB. O príncipe pode ainda levar consigo agentes de segurança privados, mas já terá sido informado que estes não poderão circular armados.

Sugerir correcção
Comentar