Há vinte anos, a Rússia voltava a saber o que era ter um líder forte - Vladimir Putin

De forma surpreendente, um antigo oficial do KGB apresentava-se aos russos como Presidente interino na última noite de 1999. A Rússia nunca mais foi a mesma. Nem o mundo.

,Presidente da Rússia
Fotogaleria
Vladimir Putin ao lado de Boris Ieltsine, o seu antecessor Reuters/Itar Tass
,Síria
Fotogaleria
Putin com Angela Merkel em Outubro de 2018 Reuters/MURAD SEZER
,O Kremlin de Moscou
Fotogaleria
Reuters/Vladimir Konstantinov
Boris Yeltsin
Fotogaleria
Reuters/POOL Old
Cavalo
Fotogaleria
Reuters/RIA Novosti

O colapso da União Soviética, em 1991, pôs a vida de milhões de russos, conformados há décadas com um regime imutável, de pernas para o ar em tempo recorde. No turbilhão das mudanças, alguns hábitos foram, no entanto, mantidos. Um deles foi o habitual discurso de final de ano do Presidente, um costume que foi sendo acarinhado pela população e a que Boris Ieltsine decidiu dar continuidade. Há precisamente vinte anos, porém, qualquer sensação de normalidade conferida pelo discurso foi abalada, quando o primeiro líder da Federação Russa anunciou a sua demissão imediata.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 87 comentários