Revisão das reformas antecipadas fechada antes das férias

Ministro do Trabalho diz que na próxima reunião, marcada para 23 de Junho, quer encerrar a discussão com os parceiros sociais.

Foto
Parceiros sociais reuniram-se nesta quinta-feira em Lisboa MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

O Governo quer fechar a discussão sobre o novo regime das reformas antecipadas na próxima reunião da concertação social, que está agendada para 23 de Junho. Vieira da Silva, ministro do Trabalho e da Segurança Social, garantiu nesta quinta-feira que a intenção é finalizar o processo antes das férias.

“Espero que o acordo ou a discussão seja finalizada na próxima reunião, antes do período de férias. O que acordámos foi que, na próxima reunião, iríamos finalizar esse dossier e definir o calendário e as principais prioridades para o próximo semestre na concertação social”, afirmou no final de uma reunião da Comissão Permanente de Concertação Social, que serviu para discutir o relatório do salário mínimo do primeiro trimestre de 2017 e a saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo.

A revisão do regime das reformas antecipadas – beneficiando as longas carreiras contributivas – foi discutida a 4 de Maio e, nessa altura, as confederações patronais e sindicais comprometeram-se a enviar comentários à última proposta do Governo, para retomarem o assunto a 16 de Maio. Essa reunião acabou por ser adiada e a expectativa era voltar ao tema nesta quinta-feira. Mas acabou por ficar fora da agenda.

Os parceiros sociais valorizam a proposta do Governo, mas querem que vá mais longe. E pediram ao ministro do Trabalho novos dados para perceberem o impacto de permitir a antecipação da reforma sem penalização aos trabalhadores com 60 anos e mais de 40 de descontos.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários