Compra da dívida de Chipre pode parar

Até agora, a Grécia é o único país da zona euro cuja dívida pública não é adquirida pelo BCE.

Foto
Nuno Ferreira Santos

A Grécia é actualmente o único país da zona euro cujos títulos de dívida pública não são comprados pelo BCE ao abrigo do seu plano de combate à deflação, mas no final deste mês, outro país pode passar a fazer-lhe companhia.

Chipre planeia sair no final de Março do programa de resgate da troika iniciado há três anos. O que pode ser visto como uma boa notícia tem, no entanto, uma consequência potencialmente negativa.

Nenhuma agência internacional de notação financeira atribui neste momento a Chipre um rating acima de “lixo”. Isso faz com que o BCE, seguindo as suas regras, apenas aceite comprar títulos de dívida cipriota enquanto o país estiver sujeito a um programa da troika (de que faz parte o BCE).

A possibilidade de o BCE deixar de comprar dívida de Chipre foi assumida na semana passada por um porta-voz do banco central à Reuters.

Portugal tem conseguido evitar um cenário deste tipo devido ao facto de uma agência, a DBRS, atribuir a Portugal um rating acima de “lixo”. Esta agência tem agendada uma nova avaliação a Portugal para o dia 29 de Abril.

 

Sugerir correcção
Comentar