Justiça a soldo do PS? O que sabe Paula Teixeira da Cruz?

“Não me pronuncio sobre Sócrates, mas temo pela separação de poderes se o PS ganhar as eleições.” A frase é de Paula Teixeira da Cruz, ministra da Justiça de Portugal. Vem nesta sexta-feira na capa do jornal i, remetendo para uma entrevista a publicar neste sábado. A ser esta declaração exacta, a ministra, em meia dúzia de palavras, coloca em causa todo o sistema, estoirando por completo a independência da justiça do país.

O que Paula Teixeira da Cruz diz é que o Partido Socialista controla a justiça e que, se António Costa ganhar as eleições, poderá mexer os cordelinhos para ilibar José Sócrates, independentemente de ser inocente ou culpado das graves suspeitas que o têm neste momento em prisão preventiva.

Depreende-se das suas palavras algo como: nós, PSD/CDS, prendemos José Sócrates, mas se o PS ganhar as eleições pode libertá-lo. Ou, a justiça portuguesa está e esteve no passado a soldo dos socialistas, que a usa em proveito dos seus interesses e dos interesses dos seus militantes e amigos.

Aguarda-se que, na entrevista a publicar neste sábado pelo i, a ministra da Justiça explique de forma clara o que a leva a ter o grave temor pela independência da justiça se o PS ganhar as eleições. Se não o fizer, na entrevista ou noutro fórum, não lhe resta outro caminho que não seja a demissão — que, aliás, já deveria ter acontecido, depois do escândalo do Citius.

Já agora, seria bom saber se Passos Coelho e Paulo Portas concordam com esta afirmação que mina em definitivo a credibilidade e a indispensável independência da justiça portuguesa.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários