Secretário de Estado de George W. Bush vai votar em Hillary Clinton

Colin Powell integrou última administração republicana, mas em 2008 e 2012 já tinha apoiado o democrata – e actual Presidente dos EUA – Barack Obama.

Foto
Colin Powell elogiou as capacidades de Hillary durante um evento em Nova Iorque Jonathan Ernst/Reuters

O antigo secretário de Estado norte-americano Colin Powell anunciou que votará em Hillary Clinton. Powell foi o responsável pela política externa do Presidente republicano George W. Bush, mas o apoio a um democrata não é inédito: em 2008 e 2012 tinha apoiado Barack Obama.

O general de quatro estrelas anunciou o seu apoio e voto a Hillary Clinton esta terça-feira, durante um evento de um grupo financeiro, em Nova Iorque, EUA. No seu discurso, Powell disse que o candidato republicano Donald Trump “não era qualificado” para ocupar a sala oval da Casa Branca e tinha vendido aos norte-americanos uma “mercadoria” que não poderia entregar, cita o jornal Newsday.

“Ele insultou latino-americanos. Insultou afro-americanos. Insultou mulheres. Insultou o seu próprio partido. Insultou veteranos”, criticou Powell.

Por outro lado, o antigo político norte-americano elogiou o trabalho da “amiga” Hillary Clinton. “É esperta. É capaz. Foi uma boa secretária de Estado”, disse, acrescentando que “é equilibrada, tem carácter e, não importa o que dizem, tem vigor”, numa alusão aos comentários de Trump sobre Hillary durante o primeiro debate presidencial.

“Acredito que ela está completamente qualificada para servir enquanto Presidente dos EUA e cumprir esse serviço com distinção”, asseverou.

Esta é uma mudança de posição depois de em Setembro, após o escândalo dos e-mails, Powell se ter referido a Clinton como “gananciosa” e de a acusar de ter uma “ambição excessiva”, cita a Reuters. No mesmo mês, Powell negou ter dado conselhos à candidata democrata sobre o uso do seu e-mail privado. 

Sugerir correcção
Ler 3 comentários