Uma Kennedy diz que um Bush vai votar numa Clinton

Filha de Robert F. Kennedy e sobrinha de John F. Kennedy escreveu no Facebook que George Bush vai votar em Hillary Clinton. O ex-Presidente norte-americano diz apenas que o voto é secreto.

Foto
George Bush e Barbara Bush Mike Stone/Reuters

Numa lista de dez notícias sobre a filha de um tio que disse ao primo o que o enteado vai fazer em relação a um determinado assunto, esta ficaria num honroso 8.º lugar: uma sobrinha do antigo Presidente John F. Kennedy e filha mais velha do irmão dele, Robert F. Kennedy, disse que o ex-Presidente George Bush vai votar em Hillary Clinton nas eleições para a Casa Branca.

No domingo, Kathleen Kennedy Townsend, antiga vice-governadora do estado do Maryland pelo Partido Democrata, partilhou uma fotografia na rede social Facebook em que surge, sorridente, a apertar a mão ao ex-Presidente eleito pelo Partido Republicano.

Todavia, foi o que a filha mais velha de Robert Kennedy escreveu no mesmo post que fez a notícia: "O Presidente disse-me que vai votar em Hillary!!!"

Foto
Kathleen Hartington/Facebook

A fotografia e a mensagem de Kathleen Kennedy Townsend (que se apresenta no Facebook como Kathleen Hartington ) só podiam ser vistas pelos seus amigos na rede social, mas uma captação de ecrã foi parar ao site norte-americano Politico, e daí foi parar a todo o lado.

Questionado sobre a revelação, o porta-voz do antigo Presidente não confirmou nem desmentiu: "O voto do Presidente Bush enquanto cidadão dentro de cerca de 50 dias é apenas isso: um voto secreto que será submetido dentro de cerca de 50 dias. Até lá, ele não irá fazer comentários sobre a corrida presidencial", escreveu Jim McGrath num email enviado ao Politico.

O desagrado da família Bush em relação ao candidato do Partido Republicano deste ano, Donald Trump, é público e notório: depois de umas violentas eleições primárias em que o mais novo do clã Bush desistiu ainda no primeiro mês da corrida, nem Jeb nem os ex-presidentes George (pai) e George W. (filho) quiseram estar presentes na consagração de Trump como nomeado do Partido Republicano, na convenção que decorreu em Cleveland em Julho.

É público que nenhum dos mais famosos Bush apoia Donald Trump, mas só Jeb Bush fez saber que não vai votar no candidato do Partido Republicano — mas deixou claro que também não vai votar em Hillary Clinton.

Em Maio, Jeb Bush deixou no Facebook estas palavras sobre os dois candidatos: "Donald Trump não demonstrou nem temperamento nem força de carácter. Não demonstrou respeito pela Constituição. E não é um conservador consistente. Todas estas razões fazem com que eu não possa apoiar a sua candidatura. Hillary Clinton provou ser uma política liberal em quem não se pode confiar e que, se for eleita, será protagonista de um terceiro mandato da desastrosa agenda de Barack Obama em relação à política externa e à economia."

O seu irmão mais velho, George Bush, disse que não vai fazer quaisquer comentários sobre a corrida presidencial, e a mãe, Barbara Bush, fez saber que, por ela, Donald Trump não será o próximo Presidente dos Estados Unidos: "É inacreditável. Não consigo perceber como é que as mulheres podem votar em alguém que disse o que ele disse sobre Megyn Kelly", afirmou Barbara Bush numa entrevista à CBS, em Fevereiro, referindo-se às declarações de Donald Trump sobre a jornalista da Fox News: "Dava para ver sangue a sair dos olhos dela, sangue a sair da sua... onde quer que fosse."

Sugerir correcção
Comentar