Medicina alternativa

Todos os tópicos

Autores do livro são da Comunidade Céptica Portuguesa, que promove o uso do pensamento crítico apoiado na ciência. Nele desmascara-se a pseudociência, como terapias alternativas, o movimento antivacinas e o engraçadismo da ciência nos jornais. No sábado é apresentado na Feira do Livro de Lisboa.

  • A medicina baseada na ciência, com todas as suas limitações, tem desenvolvido processos rigorosos que permitem saber se um tratamento funciona ou não. E isso faz toda a diferença.

  • Está na altura de pensarmos numa lei de vacinação obrigatória, pelo menos para algumas vacinas, e com penalizações associadas.

  • Há coisas inacreditáveis que são mesmo verdade e outras que parecem certas mas que não resistem a uma análise crítica. São os produtos químicos que causam problemas, a natureza é só paz e amor. Os produtos naturais mal não fazem e não interagem com medicamentos. A sério?

  • Há coisas inacreditáveis que são mesmo verdade e outras que parecem certas mas que não resistem a uma análise crítica. Deepak Chopra vende milhões de livros e diz que uniu a sabedoria hindu com física quântica, a genética e as neurociências, para curar doenças e ajudar-nos a viver melhor. A Sério?

  • Atletas têm vindo a aplicar técnica de vácuo quando sentem dores musculares, embora haja poucos ensaios clínicos sobre a validade do método tradicional muito usado na China.

  • Rendeu-se à divulgação científica e à escrita de humor misturado com ciência. É o coordenador dos Cientistas de Pé, um grupo de cientistas-actores que fazem stand-up comedy, e agora publicou um livro que ajuda a distinguir a ciência da falsa ciência.