Gastos dos portugueses estagnam no arranque da época natalícia

Na primeira semana, compras e levantamentos na rede Multibanco cresceram apenas 1% em comparação com o ano passado.

Foto
Compras com cartão cresceram quase 6%. Levantamentos caíram 4% Jornal Público

Entre pagamentos com cartão e levantamentos nas caixas automáticas da rede Multibanco, os portugueses desembolsaram 1331 milhões de euros no período entre 28 de Novembro e 4 de Dezembro.

Os dados da Sibs relativos à semana de arranque da época natalícia mostram uma estagnação nos gastos, com o montante global a crescer apenas 1% em comparação com o mesmo período do ano passado. No total, foram feitas 28 milhões de operações, valor muito próximo dos 27,4 milhões registados em 2015.

Confirmando a tendência, os pagamentos com cartão estão a crescer, enquanto os levantamentos caem. No período em análise, o montante de compras pagas com cartão chegou aos 746 milhões de euros, mais 5,8% face a 2015. Já os levantamentos caíram 4%, para 585 milhões de euros (612 milhões no ano passado).

Quanto ao valor médio das compras feitas nas lojas, manteve-se nos 38 euros, o mesmo montante de 2015. Os levantamentos médios nas caixas automáticas rondou os 69 euros, um euro a mais do que no ano passado.

A Sibs divulga todos os anos as transacções feitas no mês de Dezembro, uma espécie de barómetro do consumo. O Natal é a altura mais importante para o comércio, valendo no caso dos brinquedos metade das vendas.

Sugerir correcção
Comentar