Ana Rute Silva
Subeditora de Economia
Sou jornalista na secção de Economia do PÚBLICO desde Fevereiro de 2007, jornal onde estagiei em 2000 quando terminei o curso de Ciências da Comunicação na Universidade Nova. O meu percurso começou em rádios e jornais locais, escrevi para o Jornal de Notícias e para a revista Exame e a extinta Você SA. Frequentei o Business Journalists Seminar do Insead e o Programa Avançado de Empreendedorismo e Gestão da Inovação na Universidade Católica. Em 2010, escrevi o livro Quero Um Emprego!, em co-autoria com Elisabete de Sá, Raquel Almeida Correia e Luís Villalobos. E com o texto “Eles chegaram ao topo e não são nem doutores nem engenheiros”, publicado na Pública, recebi o Grande Prémio da 5.ª edição do Prémio de Jornalismo Económico Santander/Universidade Nova de Lisboa.
-
Muito obrigada pelo seu comentário. O título refere que é um site para "PME nacionais", depreendendo-se, por isso, que é escrito em português de Portugal. Mas, para não causar dúvidas, foi já alterado.
-
Penso que a ideia é usar o veículo para promover o produto, ou seja, é usado como ferramenta de marketing e não como objecto verdadeiramente útil
-
No caso dos supermercados, seguem quem vai às compras - uma pessoa com cadeira de rodas, por exemplo, consegue ir colocando as compras no carrinho e depois não tem de o empurrar porque ele se desloca sozinho. No caso do robot para o café, segue quem está a tirar e a servir o café.
-
As quantidades de água estavam, de facto, erradas. São 12 mil litros e não 300 litros. Obrigada pelo alerta
-
A venda abaixo do preço de custo pode ser usada como "estratégia" para estimular vendas - o comerciante assume essa perda de margem, mas consegue levar clientes à loja e ultrapassar a concorrência, porque oferece um preço apetecível. Geralmente o efeito é em cadeia: se uma loja desce o preço, as outras vão atrás. Para o produtor, significa uma desvalorização do seu produto e incapacidade para pagar os custos, sobretudo, se é um pequeno produtor. É considerada uma má prática comercial e punida com coimas elevadas.
-
Obrigada pelo comentário. Será de facto a formulação mais correcta. A AB InBev tem sede na Bélgica e, como se explica no artigo, o capital é belga e brasileiro.
-
Já está corrigido, muito obrigada pelo alerta.
-
É isso mesmo, obrigada pela rectificação, vamos já corrigir. Ana