Artigos deste autor

  • A paisagem florestal nacional que conhecemos tem leves resquícios do que já foi. Para trás, muito para trás, ficou um cenário que hoje apenas visitamos nas ilhas. Depois foram os Quercus, que compuseram o que agora se designa como floresta autóctone. Mas, pela mão do homem, tudo mudou e hoje o passado convive com novos visitantes, uns mais desejados que outros, uns mais nefastos que outros. Eis as espécies indígenas do país.

  • A temporada está quase a começar. Nos próximos meses, os festivais de música irão multiplicar-se por todo o país. Ajudamo-lo a guiar-se por esse roteiro tão preenchido, com mapa e calendário. Agora é só tirar notas.

  • Fátima espera um milhão de visitantes por estes dias. E preparou-se para a enchente que acompanha o Papa Francisco e a cerimónia de canonização dos pastorinhos. Neste mapa encontra algumas informações úteis, desde a localização dos ecrãs gigantes onde pode acompanhar tudo o que se passa, até às farmácias em funcionamento.

  • O Índice Anual de Liberdade de Imprensa no Mundo, elaborado pelos Repórteres sem Fronteiras, mostra uma subida do número de países com mais violações e abusos contra uma imprensa livre. Em certas partes do mundo os jornalistas enfrentam o risco de serem perseguidos, presos e assassinados por fazerem o seu trabalho de noticiar e divulgar informação. Do outro lado, nos países onde a liberdade de imprensa é considerada boa, uma preocupação obsessiva com a vigilância antiterrorismo abre espaço à violação do direito à confidencialidade/privacidade das fontes. A Finlândia, o Canadá, os EUA, por exemplo, obtiveram pontuações mais elevadas, descendo vários lugares no ranking deste ano. O valor total do índice sobe de 3395  em 2013 para 3872, representando um agravamento de 14% na Liberdade de Imprensa global
     

  • A edição centenária da maior e mais importante feira de relojoaria e joalharia do mundo – Baselworld – começa na quarta-feira, em Basileia, na Suíça.  É a maior e mais antiga feira de relojoaria e joalharia do mundo e uma das maiores concentrações de riqueza à face do planeta. Baselworld junta grandes marcas, assim como outras em ascensão. O evento anual acontece desde 1917, normalmente em Março, e por toda a cidade de Basileia, na Suíça, acontecem centenas de eventos satélite. As marcas de topo investem milhões de euros na presença na feira.​