Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Cuidado com o Pet é o podcast do P3 sobre animais de estimação. Um especialista em comportamento canino diz-nos o que significam certos sinais destes animais.
FOMO, livremente traduzível por “medo de perder pitada”, está ligado a uma vontade natural de viver uma vida boa, e, em última análise, a uma busca de sentido antes da morte, que temos por certa.
Bella adora caixas da Amazon. Little Bit é obcecada por meias. Os animais de estimação têm comportamentos estranhos que nem sempre significam o que os humanos acreditam ser. Investigadores dizem que lambidelas dos cães não são beijos – e que, afinal, os gatos atacam as cabeças dos donos por amor.
“(…) precipitei-me na humildade para esquivar a humilhação, removi os meios de agradar para esquecer que os tivera e que com eles havia fascinado; o espelho foi para mim de grande socorro: encarreguei-o de me ensinar que eu era um monstro.” Jean-Paul Sartre, As palavras, 1963
As histórias virais que os economistas ignoram mas que influenciam as pessoas, os trabalhos que não prestam e a biografia de uma líder política entre as sugestões deste semestre.
Precisamos de ter cuidado com ímpetos censórios e ilegalizadores, com vocação para o puritanismo, sob pena de acordarmos numa sociedade hipermoralista unidimensional
A pandemia de covid-19 obrigou-nos a mudar comportamentos, hábitos e rituais. Mas será que a nossa dinâmica social foi para sempre alterada? O P3 falou com duas especialistas em epidemiologia e psicologia social que explicam como mudaram os nossos comportamentos e a relação com o outro e quais são as perspectivas para o futuro.
Uma criança declara que não quer deixar de o ser. Promete continuar a saltitar nas poças de água e a não gostar de sopa.
A nossa vida, tal como a recordamos, surge-nos eclipsada apesar de estarmos mais acostumados à ameaça invisível da pandemia e às suas mudanças lentas, como um objecto ou um hábito sobejamente conhecido entre nós.