Cuidado com o Pet. Os cães sorriem? E o que significa lamberem os donos?

Cuidado com o Pet é o podcast do P3 sobre animais de estimação. Um especialista em comportamento canino diz-nos o que significam certos sinais destes animais.

Foto
Os comportamentos dos cães nem sempre significam o que nós pensamos Mia Anderson/Unsplash

Bocejam, espreguiçam-se e há até quem diga que se riem para nós. Os cães podem ter comportamentos semelhantes aos dos humanos, mas nem sempre significam a mesma coisa.

Neste episódio do podcast Cuidado com o Pet conversamos com Pedro Junqueira Lopes, especialista em comportamento canino, para aprendermos a descodificar alguns sinais dos cães, como o abanar da cauda. Além disto, também quisemos saber se conseguem sorrir.

Foto

“Quando vemos um sinal comunicacional de um cão nunca o podemos ler isoladamente. Para percebermos o que está a comunicar temos de ver os sinais como um todo, ou seja, olhar para a cauda, orelhas, focinho e para o corpo”, começa por explicar Pedro Junqueira Lopes.

Desta forma, quando um cão está a fazer o que os humanos interpretam como um sorriso, tanto pode indicar que está descontraído e relaxado como ser motivo de stress. E será que lamber o dono é sempre um sinal de carinho?


Segue o Cuidado com o Pet no Spotify, Apple Podcasts, Soundcloud e outras aplicações para podcasts.

Conhece os podcasts da rede PÚBLICO em publico.pt/podcasts. Tens uma ideia ou sugestão? Envia um e-mail para podcasts@publico.pt.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários