MUBi pede continuidade e reforço do apoio à compra de bicicletas

Programa do Fundo Ambiental tem esgotado limite desde que foi criado, em 2019. Ainda não está garantido que novo governo mantenha medida.

Foto
Em Novembro, PSD propôs aumentar 12 vezes o financiamento à estratégia para pôr o país a pedalar mais. LUSA/PAULO NOVAIS
Ouça este artigo
00:00
03:19

O novo executivo acaba de entrar em funções e ainda não se sabe se o programa de apoio à compra de veículos de zero emissões do Fundo Ambiental vai continuar. Mas a associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (MUBi) já veio pedir, não só a abertura do mesmo programa este ano, como o seu reforço.

“Os incentivos do Fundo Ambiental à aquisição de bicicletas devem ter continuidade e ser reforçados em 2024, deixando de haver limite no número de apoios disponíveis”, escreve a MUBi, numa nota enviada às redacções, nesta terça-feira.

A associação defende que, cumprindo os requisitos, qualquer pessoa possa obter “instantaneamente o apoio, independentemente de quantas outras pessoas já tenham participado no programa” e que a taxa de comparticipação passe a atingir 75%, ao contrário do limite de 50%, actualmente em vigor.

Pedem também o aumento da comparticipação para bicicletas convencionais e a abertura de uma nova linha no programa, que inclua bicicletas adaptadas para pessoas com necessidades especiais, bicicletas em segunda mão e apoios à reparação de velocípedes.

Desde 2019, quando os incentivos do Fundo Ambiental à compra de bicicletas passaram a constar no Orçamento Estado, a medida “tem sido extremamente bem sucedida”, sublinha a associação. “Os números de candidaturas têm sempre superado largamente os apoios disponíveis”, regista.

Este apoio tem sido importante para “disseminar e normalizar em Portugal as bicicletas com assistência eléctrica e as bicicletas de carga, cujo custo de aquisição tem um peso importante e constitui uma barreira para muitas pessoas, em particular para os grupos de baixo rendimento”.

Em 2023, houve 6865 candidaturas à compra de bicicletas eléctricas, 1792 bicicletas convencionais e 433 bicicletas de carga. Os apoios podiam ir até 500 euros, 100 euros e 1000 euros respectivamente.

Mais verba para cumprir a estratégia

As candidaturas para este programa, que apoia também a compra de veículos ligeiros de mercadorias eléctricos e de automóveis de passageiros com o mesmo tipo de motorização, costumam abrir entre Fevereiro em Março, embora tenha havido um atraso no ano passado. A MUBi alerta o governo que “deve acolher o crescente interesse e procura pela utilização da bicicleta, dando continuidade e reforçando o programa de incentivos”.

A associação lembra as críticas que o agora ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, fez em 2022, quando considerou “ridículo” o apoio de 500 euros dado à compra destes veículos de duas rodas “quando se apela politicamente a uma transição, quando se tomam medidas que têm em vista a sustentabilidade e energia limpa”.

A associação quer mais do que a continuidade, pedindo o alargamento do programa. O país tem uma Estratégia Nacional para a Mobilidade Activa Ciclável (ENMAC) para esta década e a MUBi pede “liderança política do novo governo” na implementação do documento, “destinando recursos para o cumprimento das suas metas”, ao contrário do que aconteceu com os executivos de António Costa.

Em Novembro, entre as várias propostas de alteração, o PSD sugeriu aumentar “12 vezes, para seis milhões de euros, a verba a destinar no Orçamento do Estado para 2024 à execução da ENMAC 2020-2030", recorda a MUBi. A proposta subscrita pelo actual ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, acabaria chumbada, mas a associação espera que o novo governo dê agora um “sinal claro” que as metas “são mesmo para cumprir”.

Sugerir correcção
Comentar