Apoio do Estado à compra de eléctricos em 2023 continua parado

A compra de carros com emissões de CO2 mais baixas continua a bater recordes, mas o incentivo à sua compra continua sem abrir as candidaturas. Em 2022, houve 10 milhões de euros para distribuir.

Foto
Mais de 9000 veículos novos 100% eléctricos matriculados em Portugal nos primeiros três meses de 2023 constituem um recorde absoluto no mercado nacional Reuters/CHRIS HELGREN (Arquivo)

Abril caminha para o fim e o apoio à compra de veículos eléctricos está parado. A compra de carros com emissões de CO2 mais baixas ou nulas, como os 100% eléctricos (BEV) e os híbridos plug-in (PHEV), segue de vento em popa em Portugal, tendo batido um novo recorde em Março. Mas em 2023 ainda ninguém recebeu qualquer apoio, porque as candidaturas ao incentivo pela introdução no consumo de veículos de baixas emissões continuam encerradas. O PÚBLICO pediu esclarecimentos ao Ministério do Ambiente, que tutela a entidade que paga estes incentivos (o Fundo Ambiental), mas ficou sem respostas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 18 comentários