PS e PSD entenderam-se para ultrapassar impasse na AR e isolar Chega

O social-democrata José Pedro Aguiar-Branco foi eleito por larga maioria na sequência de um acordo para uma presidência rotativa. Candidatos do Chega e da IL à Mesa foram também eleitos.

Foto
Aguiar-Branco cumprimenta Pedro Nuno Santos após ser eleito Daniel Rocha
Ouça este artigo
00:00
06:34

Afinal, o acordo que era à direita, entre o PSD e o Chega, acabou por ser ao centro para ultrapassar o impasse da eleição do presidente da Assembleia da República (AR). PSD e PS assumiram o compromisso de uma presidência rotativa, o que permitiu eleger o social-democrata José Pedro Aguiar-Branco com uma votação até reforçada face a Santos Silva, depois de ter falhado três vezes. Assume um mandato para dois anos numa legislatura que se antevê instável. O entendimento que o PSD se viu forçado a aceitar deixou o Chega isolado e encostado à direita, embora reclame agora para si o papel de “líder da oposição”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 32 comentários