Novo Parlamento vive jogo do empurra com impasse na eleição do presidente

Acordo com PSD anunciado por Ventura não se concretizou e Aguiar-Branco falhou eleição três vezes, duas contra Assis. Deputados voltam a reunir-se esta quarta-feira às 12h para tentar nova eleição.

chega,parlamento,assembleia-republica,politica,psd,ps,
Fotogaleria
António Filipe (PCP) é o presidente provisório do Parlamento LUSA/TIAGO PETINGA
chega,parlamento,assembleia-republica,politica,psd,ps,
Fotogaleria
Aguiar-Branco falha eleição por três vezes, um facto inédito Nuno Ferreira Santos
chega,parlamento,assembleia-republica,politica,psd,ps,
Fotogaleria
Francisco Assis obteve mais três votos que o candidato do PSD, mas são precisos 116 para garantir a eleição LUSA/TIAGO PETINGA
Ouça este artigo
00:00
10:23

À terceira não foi de vez: a votação entre José Pedro Aguiar-Branco e Francisco Assis para o lugar de presidente da Assembleia da República que decorreu já perto das 23h acabou com ambos muito abaixo do limiar mínimo dos 116 votos para poderem ser eleitos. O antigo ministro social-democrata somou 88 votos e o socialista 90, havendo 52 votos em branco. O impasse levou o presidente em exercício, o comunista António Filipe, a consultar as principais bancadas e a marcar para as 12h desta quarta-feira a continuação dos trabalhos do plenário. O prazo para a entrega de novas candidaturas termina uma hora antes.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 18 comentários