Opart abre concurso internacional para direcção artística da Companhia Nacional de Bailado

Carlos Prado termina mandato em Agosto deste ano. Candidatos terão em vista um cargo a quatro anos, até Agosto de 2028.

Foto
Ensaio pre-geral do programa Noite Branca da CNB, Companhia Nacional de Bailado - na foto, peca de danca Snow de Luis Marrafa, numa primeira criacao para a CNB - bailarinos Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
02:48

O Organismo de Produção Artística (Opart) abriu esta sexta-feira um concurso internacional para a direcção artística da Companhia Nacional de Bailado (CNB), com Carlos Prado a terminar o mandato em 31 de Agosto deste ano, anunciou a entidade.

De acordo com um comunicado da CNB, as candidaturas à nova direcção artística estarão abertas até 22 de Abril para um mandato com duração de quatro anos, de 2 Setembro de 2024 até 31 Agosto de 2028, podendo ser renovado duas vezes por períodos iguais.

O júri do concurso será presidido pela presidente do conselho de administração do Opart, Conceição Amaral, e são ainda membros do júri Rui Morais, vogal da administração do Opart, Mark Deputter, administrador e director artístico da Fundação Culturgest, Olga Roriz, coreógrafa e directora da Companhia Olga Roriz, e Ted Brandsen, coreógrafo e director artístico do Ballet Nacional Neerlandês.

Carlos Prado, actual director artístico da CNB, sucedeu em 2021 a Sofia Campos, que ocupava o cargo desde 2018. Depois de tomar posse, Carlos Prado, em entrevista à agência Lusa, disse que era sua intenção criar uma programação de espectáculos com a maioria dos bailarinos em palco, apresentar mais música ao vivo, e esperava também conseguir atrair mecenato para a sua "casa mãe".

Carlos Prado disse à Lusa, na altura, ter aceitado o convite do Ministério da Cultura por "conhecer o perfil, as dificuldades e o potencial" de uma companhia nacional que tem vindo a acompanhar ao longo de quatro décadas.

Criada em 1977, a CNB é um organismo com sede em Lisboa, e a única companhia estatal de dança em Portugal, com um corpo permanente de artistas que assegura as temporadas de espectáculos e acções paralelas de formação e debates.

"Fundada por iniciativa governamental com objectivos de serviço público, a companhia tem duas missões, que se complementam: uma de índole patrimonial, a preservação e divulgação do reportório balético mundial, através da produção de espectáculos de bailado clássico; e a permanente actualização desta forma de arte, com a apresentação de coreografias contemporâneas de coreógrafos nacionais e internacionais, algumas das quais concebidas para a CNB no âmbito da sua política de incentivo à criação", indica o comunicado sobre o concurso.

Da sua história fazem parte as primeiras produções profissionais em Portugal de bailados clássicos em versão integral, como O Lago dos Cisnes, Dom Quixote, La Sylphide, Coppélia, Romeu e Julieta, O Pássaro de Fogo ou A Sagração da Primavera, bem como um trabalho de releitura destas obras canónicas.

No âmbito do concurso internacional, a pessoa que ocupar a direcção artística vai ser coadjuvada por alguém um adjunto a ser designado pelo conselho de administração do Opart. O regulamento o concurso internacional vai estar disponível a partir de esta sexta-feira no site da companhia, em www.cnb.pt.

Sugerir correcção
Comentar