O sarampo já não é coisa do passado: voltou e erradicação é cada vez mais uma miragem

Os últimos anos mostram que o sarampo regressou em força – e não é, de todo, uma doença do século passado. Quebra na vacinação e falta de investimento em países pobres justifica novos surtos.

Foto
O sarampo afecta sobretudo crianças, mas a idade da infecção tem aumentado nos últimos anos Thomas Godart/Colecção Wellcome
Ouça este artigo
00:00
13:36

Das três grandes maleitas do início do século XX, Portugal só ouve agora falar do sarampo. A febre tifóide é um flagelo nos países mais pobres e a varíola foi erradicada já em 1980. O sarampo, embora muitas vezes descrito como uma doença do tempo da outra senhora, teima em manter-se. Estava eliminado em 2016 no país, mas em 2024 tornou-se o centro das atenções e das preocupações na Europa – e por extensão em Portugal. O sarampo não é (e talvez nunca tenha sido) uma coisa do passado, mas agora não é por falta de armas médicas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários