Sonae sobre protesto dos jornalistas: “Respeitamos o direito à greve”

Dona do PÚBLICO considera que a greve geral dos profissionais de comunicação social “é reflexo do enorme desafio” de “reinvenção que os meios enfrentam”.

Foto
João Günther Amaral, membro da comissão executiva da Sonae, esta manhã, na apresentação de resultados Anna Costa
Ouça este artigo
00:00
02:34

A Sonae, dona do PÚBLICO, diz que a paralisação nacional convocada pelo Sindicato dos Jornalistas para a próxima quinta-feira, 14 de Março, “é reflexo do enorme desafio que os meios de comunicação social enfrentam, não só em Portugal, como também na Europa e no mundo”.

Aquele sindicato marcou para esse dia uma greve geral destes profissionais, a primeira em 40 anos. Questionado sobre o tema, visto que é proprietária da empresa que detém o PÚBLICO, a administração respondeu, nesta quarta-feira, durante a conferência de apresentação de contas da Sonae, dizendo que se trata de um direito que deve ser respeitado.

“Respeitamos totalmente o direito à greve e nessa perspectiva o dia de amanhã [quinta-feira, 14 de Março] é de respeito da nossa parte”, disse João Günther Amaral, que está na comissão executiva do grupo e é também administrador do PÚBLICO.

A iniciativa de uma greve geral nasceu no último Congresso dos Jornalistas, tendo o sindicato dado sequência com a convocação de uma paralisação cujo objectivo é protestar contra “a insegurança no emprego, os salários baixos praticados no sector, a falta de condições de trabalho e de segurança”, na medida em que “representam um obstáculo grave ao desenvolvimento pleno da profissão de jornalista e constituem um entrave ao próprio direito dos cidadãos de serem informados livremente”.

Entre outras exigências, o manifesto da greve publicado pelo sindicato exige aumentos salariais, com efeitos retroactivos a 1 de Janeiro, já em 2024.

Sobre o tema, aquele responsável da Sonae afirma: “Também entendemos que o que está a acontecer é reflexo do enorme desafio que os meios de comunicação social enfrentam, não só em Portugal como na Europa e no mundo. E é um desafio de reinvenção, com tudo o que está a acontecer nas plataformas digitais, da canalização dos meios que estavam a ser investidos em jornais e que geravam as receitas dos jornais e de outros meios de comunicação social e que [agora] estão a ser canalizados para outros lados.”

“Estamos num momento de reinvenção do que vai ser o futuro de cada uma destas plataformas e é nesse contexto que aparece este momento, a primeira vez em 40 anos em que há uma greve de jornalistas.”

O responsável falava durante a apresentação de contas da Sonae, que reportou lucros de 354 milhões de euros, em 2023, em termos consolidados, com o principal contributo a vir do retalho. Nesse ano, o grupo desfez-se da participação que tinha no retalho de desporto, tendo vendido 30% da ISRG. Questionado sobre se para os próximos tempos vai haver alienações, o responsável financeiro, João Dolores, disse que o grupo nunca deixará de fazer uma “gestão activa do portefólio” de negócios, mas também sublinhou que a Sonae “está confortável” com esse mesmo portefólio.

Sugerir correcção
Comentar