Mau Tempo: Portugal continental com 349 ocorrências – maioria na região de Lisboa e Porto

Condições atmosféricas vão sofrer agravamento nas próximas 48 horas, com agitação marítima, vento e queda de neve.

Foto
Mau tempo continua durante o fim-de-semana Paulo Pimenta/Arquivo
Ouça este artigo
00:00
03:00

Portugal continental registou 349 ocorrências até às 21 horas desta sexta-feira devido ao mau tempo, com a Grande Lisboa e a Área Metropolitana do Porto a serem as regiões mais afectadas, adiantou à Lusa fonte da Protecção Civil. Entre as 0h e as 21h registaram-se 349 ocorrências, que afectaram especialmente a Área Metropolitana do Porto e a Grande Lisboa, referiu fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC).

Entre as principais ocorrências estiveram quedas de árvores e estruturas, inundações e limpezas de via, acrescentou. A mesma fonte apontou que não há registo de danos significativos ou vítimas devido ao mau tempo, explicando que nas últimas horas o número de ocorrências diminuiu em todo o país.

Num balanço anterior, fonte da ANEPC tinha assinalado à Lusa 171 ocorrências entre as 0h e as 17h desta sexta-feira. A ANEPC avisou a população este sábado para tomar medidas preventivas devido ao agravamento das condições atmosféricas nas próximas 48 horas, com agitação marítima, vento e queda de neve.

Os distritos de Faro, Beja, Setúbal, Lisboa, Leiria, Aveiro e Coimbra estão sob aviso vermelho entre sábado e domingo devido à forte agitação marítima, com ondas que podem alcançar 14 metros de altura máxima, informou esta sexta-feira o IPMA.

O IPMA colocou ainda no nível vermelho os distritos de Vila Real, Braga e Viana do Castelo devido à queda de neve a partir da meia-noite e até às 9h de sábado. Devido à queda de neve, estes três distritos estarão ainda em aviso laranja já a partir das 21h desta sexta-feira e até à meia-noite, voltando a laranja entre as 9h de sábado e as 9h de domingo.

A partir das 21h desta sexta-feira e até às 9h de domingo, o IPMA prevê também queda intensa de neve e colocou sob aviso laranja os distritos de Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco e sob aviso amarelo Porto, Aveiro e Coimbra.

A queda intensa de neve pode causar perturbações com acumulação e possível formação de gelo e provocar condicionamentos ou interdição de vias, danos em estruturas ou árvores e prejudicar os abastecimentos locais, alertou o IPMA.

Viana do Castelo, Bragança, Vila Real, Braga, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Leiria, Évora, Beja e Faro estão também sob aviso amarelo devido este sábado ao vento forte, sobretudo nas terras mais altas do litoral.

No sábado também há aviso amarelo para vento forte em Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria, Santarém, Beja, Aveiro e Coimbra.

Atendendo à alteração das condições meteorológicas, a ANEPC pede cuidados redobrados na estrada, com piso rodoviário escorregadio devido à possibilidade de acumulação de gelo, geada e neve.

Alerta ainda para possíveis acidentes na orla costeira devido à forte agitação marítima, queda de ramos ou árvores, bem como de infra-estruturas associadas às redes de comunicações e energia, além do desconforto térmico na população devido à descida acentuada da temperatura mínima.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários