Pinto da Costa é oficialmente candidato à presidência do FC Porto

Presidente portista está no cargo desde 1982. Este domingo, no Coliseu do Porto, apresentou “plano de renovação”, prometendo reverter capitais próprios negativos de 176 milhões de euros.

jorge-nuno-pinto-costa,pinto-costa,futebol,desporto,fc-porto,futebol-nacional,
Fotogaleria
Pinto da Costa no Coliseu do Porto Jose Sergio / PUBLICO
Apresentacao de candidatrura.
"Todos pelo Porto"
Fotogaleria
Sócios portistas agradeceram recandidatura do presidente "azul e branco" Jose Sergio / PUBLICO?
Ouça este artigo
00:00
08:05

Mais de quatro décadas após assumir os destinos do FC Porto, Pinto da Costa sente que ainda é o mais qualificado para continuar no controlo do clube. Este domingo, rodeado de apoiantes no Coliseu do Porto, desfez oficialmente o tabu: será candidato às eleições de Abril próximo, concorrendo contra André Villas-Boas e Nuno Lobo.

Pinto da Costa arrancou o discurso ao ataque, criticando directamente o ex-treinador, o principal concorrente em Abril. "Cheguei a este púlpito sem ter nenhum segurança a acompanhar-me. Não venho ler um discurso, nem tenho ao fundo qualquer teleponto. Venho dizer-vos, como sempre vos disse, aquilo que sinto e quero compartilhar convosco o amor ao FC Porto", anunciou Pinto da Costa. Na plateia, vários adeptos conhecidos marcaram presença, incluindo o treinador Sérgio Conceição.

"Este será certamente o meu último mandato, sem dúvida. Mas vou cumpri-lo até ao fim", afiançou. Relembrou também o longo currículo ao serviço dos portistas, desde chefe de secção até presidente, outra crítica implícita a André Villas-Boas. Logo depois, uma provocação mais directa, usando a expressão "cadeira de sonho", cunhada pelo ex-treinador em 2010/11. "Pela vossa reacção, posso admitir que o meu currículo está provado, sou candidato à presidência. E espero que quem quer que venha a candidatar-se apresente também o seu currículo. Não basta dizer que se sonhou com uma cadeira de sonho que amanhã está aqui e amanhã acolá. Não basta querer abrir caminho para que gente que nem é do FC Porto tome o clube para fazer negócios”, exultou, ovacionado pelo auditório.

Foto
Pinto da Costa passou tempo com os sócios após o discurso Jose Sergio / PUBLICO

Foi a 17 de Abril de 1982 que Jorge Nuno Pinto da Costa se tornou presidente dos "dragões". Nos últimos 42 anos, ajudou a conquistar 68 títulos no futebol sénior masculino – um recorde mundial e precisamente o dobro dos conseguidos por Florentino Pérez, presidente do Real Madrid e o segundo nome na lista dos dirigentes mais titulados. Na tarde deste domingo, o dirigente "azul e branco" reuniu os sócios portistas no Coliseu do Porto, apresentando um "projecto de renovação" para o clube, encabeçando o movimento "Todos pelo Porto". Reequilibrar as contas e assegurar a competitividade é o objectivo final da equipa de gestão nomeada pelo presidente portista.

"Era muito prático para mim chegar a esta altura, ao fim de 42 anos de presidente, e dizer 'basta'. Ia viver dos louros de tudo o que conquistámos? Não! Não fui no canto da sereia dos que diziam que eu sou '0 presidente dos presidentes'. De que eu devia ser sócio honorário, o que já sou. Não sou o presidente dos presidentes, até porque muitos daqueles com quem trabalhei já não estão no meio de nós. Sou presidente porque vocês querem que eu o seja."

Promete contas positivas

Em quatro décadas, Pinto da Costa nunca teve oposição tão forte – nem enfrentou tamanha contestação. Nos últimos quatro anos de mandato, conquistou oito títulos, tantos quantos Benfica e Sporting juntos em igual período. A situação financeira, porém, não tem acompanhado o sucesso desportivo, sendo por isso delicada, e é o principal trunfo usado pela oposição.

Foto
Pinto da Costa apresentou candidatura este domingo Jose Sergio / PUBLICO

O Grupo FC Porto registou um prejuízo de aproximadamente 48 milhões de euros no relatório e contas relativo à época 2022/23, situação declarada de falência técnica. Os capitais próprios são outra das alíneas que causam preocupação aos associados, com o FC Porto a apresentar um resultado negativo de 176 milhões de euros. Apesar disto, Fernando Gomes, administrador responsável pela área financeira, garantiu sempre que o cumprimento do fair-play financeiro não está em risco.

Uma mensagem repetida por Pinto da Costa este domingo. O presidente garante que o relatório e contas que será revelado em breve terá lucro de "algumas dezenas de milhões de euros", anunciando o regresso dos capitais próprios para terrenos positivos. "Posso-vos dizer que, se estou aqui, é porque dentro de uma ou duas semanas iremos apresentar um saldo positivo de algumas dezenas de milhões de euros e capitais próprios positivos", prometeu.

Crítica a aliado de Villas-Boas

Em 42 anos, garante que nunca teve um "momento de desafogo" financeiro ao serviço do FC Porto. Ao abordar a saúde financeira do clube, apontou a Angelino Ferreira, antigo administrador financeiro e recente aliado de André Villas-Boas. "Li há dias que um ex-membro da minha direcção, candidato noutra lista a um cargo que nem sei o que é, se mostrou preocupado com a situação financeira. Dos momentos de dificuldades, o mais custoso para mim foi quando Angelino Ferreira esteve responsável pelas finanças do FC Porto. Porquê? Porque estivemos meses sem salários pagos aos nossos trabalhadores. Isso é que me doía na alma, não era falta de dinheiro ou os 'saldos'. Era ver que os nossos dedicados colaboradores não recebiam o que era devido", acusou.

À entrada da sala de espectáculos, cada adepto recebeu um cachecol com a assinatura do presidente portista e a inscrição "Jorge Nuno Pinto da Costa 2024". Cerca de dois mil adeptos ovacionaram, cantaram e vibraram com as conquistas do clube sob a presidência do dirigente, as declarações mais marcantes das últimas quatro décadas e as promessas de sucessos futuros.

Conceição não é trunfo eleitoral

Sérgio Conceição foi uma das presenças que mais se destacou no anúncio oficial da recandidatura de Pinto da Costa à presidência do FC Porto. O actual treinador dos portistas esteve no evento mas não prestou declarações. Os cerca de 2500 "dragões" que lotaram a sala de espectáculos gritaram pelo nome do treinador mais do que uma vez. No final do discurso, Conceição abraçou Pinto da Costa, levando o presidente às lágrimas. Mas Pinto da Costa garante: o técnico não será usado como trunfo eleitoral.

"Sérgio Conceição é sócio do FC Porto e tem direito às suas opções. É um grande amigo, seja treinador ou o que for. É um amigo de vida para mim. Não será um trunfo eleitoral", começou por dizer o presidente portista. No entanto, e numa altura em que se fala da possibilidade de Sérgio Conceição deixar o clube no final da temporada, Pinto da Costa deixou claro que quer que o técnico se mantenha em funções como treinador dos "dragões". A renovação só não acontece se este não quiser, clarificou.

Foto
Sérgio Conceição beija Pinto da Costa Jose Sergio / PUBLICO

"O que desejo, naturalmente, como portista é que ele continue. Mas não é altura de falar nisso, nem vou tornar públicas as conversas que tive com ele", resumiu.

Operação Pretoriano: “Abraço a Madureira”

Pela primeira vez desde a detenção do líder dos Super Dragões, Pinto da Costa comentou a Operação Pretoriano, investigação iniciada após os confrontos na assembleia geral do FC Porto de Novembro passado. Foram detidos dois funcionários do FC Porto e uma dezena de pessoas ligadas aos Super Dragões: nessa lista está Fernando Madureira, líder do grupo organizado de adeptos, e Sandra Madureira, mulher deste e uma das principais caras da claque.

"Não tenho de me imiscuir no problema judicial porque não me compete. Como amigo, neste momento, mando-lhes um grande abraço de solidariedade. Eles foram fundamentais no apoio que os Super Dragões deram às nossas equipas nos mais variados momentos. Não é por estar a passar um momento mais difícil que deixo de ser seu amigo, sem ser íntimo mas amigo, porque é um grande chefe da claque a apoiar o FC Porto", afirmou Pinto da Costa, à margem da apresentação da candidatura à presidência dos portistas.

Foto
Pinto da Costa relembra amizade com casal Madureira FC Porto/DR

Questionado sobre a suspeita do Ministério Público que recai sobre Adelino Caldeira, administrador da SAD portista, Pinto da Costa desvaloriza. "Não existe suspeita nenhuma", desconhecendo uma eventual ausência do responsável no evento deste domingo. O Ministério Público implica o responsável na Operação Pretoriano, dizendo que as agressões foram pensadas por Caldeira, instrumentalizando-se a claque Super Dragões para calar a oposição a Pinto da Costa e forçar a aprovação da revisão estatutária.

Como é característico em Pinto da Costa, o histórico dirigente aproveitou as perguntas dos jornalistas para dar uma "bicada" aos rivais. Questionado sobre os Super Dragões, o presidente falou dos confrontos deste sábado entre adeptos do Sporting e Famalicão.

"Acho que os Super Dragões criam muitos problemas à nossa imagem. Sobretudo ontem, em Famalicão, foram terríveis", ironizou.

Sugerir correcção
Ler 9 comentários