Qual a pressa para se lançar o concurso do TGV neste Janeiro?

A Assembleia da República vota na tarde desta terça-feira uma série de projectos de resolução sobre ferrovia.

Na tarde desta terça-feira, são votados na Assembleia da República uma série projectos de resolução sobre a ferrovia, a partir das propostas de PS, PCP, BE, PAN e Livre. A ordem do dia foi fixada pelo PS, com o foco no texto que recomenda o "desenvolvimento das diligências conducentes ao início do concurso da Linha de Alta Velocidade" que liga Porto e Lisboa.

Na prática, os socialistas fazem-no por uma razão: obrigar o PSD a posicionar-se sobre e TGV, quando mais de 700 milhões de euros de financiamento comunitário estão aparentemente em risco se o projecto não apresentar maturidade suficiente neste mês de Janeiro. O tempo está a contar e o líder dos sociais-democratas já disse que não ia ser obstáculo, mas há quem no PSD questione qual é a pressa.

O que se sabe é que o primeiro troço a concurso será entre a cidade do Porto e a linha do Norte na zona de Oiã, distrito de Aveiro. Também sabemos que será uma Parceria Público-Privada: a linha fica para o Estado com a manutenção assegurada por quem a construir. Na prática, o privado tem de fazer o projecto de concepção, assegurar a construção, manutenção e financiamento. O Estado fica com a linha e paga uma renda ao privado pela disponibilidade para nela passarem comboios.

Neste P24 ouvimos em excerto o episódio do Sobre Carris que será publicado nesta terça-feira.


Siga o podcast P24 e receba cada episódio logo de manhã no Spotify, na Apple Podcasts, ou noutras aplicações para podcasts.​

Conheça os podcasts do PÚBLICO em publico.pt/podcasts. Tem uma ideia ou sugestão? Envie um email para podcasts@publico.pt.

Sugerir correcção
Ler 31 comentários