Vídeo mostra rato a arrumar secretamente o anexo de um fotógrafo todas as noites

Rodney Holbrook tem sempre o barracão desarrumado, mas nos últimos meses há um rato que põe tudo em ordem. “Acho que arrumava minha mulher se eu a deixasse lá.”

Ouça este artigo
00:00
01:44

Para Rodney Holbrook, arrumar os objectos que deixa espalhados pela bancada de trabalho é uma tarefa que pode esperar. Mas há um rato que vive no barracão que não pensa assim e, durante a noite, trata de arrumar tudo.

Rodney, que é fotógrafo de vida selvagem, instalou uma câmara de visão nocturna na secretária para descobrir o responsável pela limpeza, e deixou-a a filmar durante a noite. O vídeo mostrou um pequeno roedor a transportar parafusos, porcas, rolhas e molas da roupa para a caixa onde pertencem. Segundos depois, a bancada estava limpa.

“Não podia acreditar quando vi que o rato estava a arrumar tudo”, afirmou em declarações à BBC. Chamou-lhe Welsh Tidy Mouse (que em português significa algo como rato organizado do País de Gales), região onde vive com a mulher.

Além de limpezas, o animal parece gostar da comida que o dono do barracão dá aos pássaros —​ mas prefere deixar migalhas dentro de sapatos velhos do fotógrafo. Desde que descobriu a obsessão por limpeza do rato, Rodney, de 75 anos, tem deixado outros objectos fora do sítio para ver se o animal tem força (ou disposição) para os arrumar. Até agora não desiludiu.

“Não me preocupo em arrumar agora porque sei que vai tratar disso. Noventa e nove em cada cem vezes o rato vai arrumar tudo durante a noite. Acho que arrumava minha mulher se eu a deixasse lá.”

Apesar de ter ficado surpreendido, não é a primeira vez que o fotógrafo experiencia uma situação destas. Em 2019, quando vivia em Bristol, no Reino Unido, montou uma câmara nocturna para descobrir quem estava a arrumar o anexo de um amigo. O vídeo, que foi publicado na Internet, acabou por se tornar viral e, sim, também era um rato.

Sugerir correcção
Comentar