Ministro da Educação: PISA “desmistifica ideia da diferença de qualidade entre ensino público e privado”

João Costa diz que este é o “PISA da pandemia”. Quase todos caem, mas o maior estudo internacional sobre educação, da OCDE, sublinha: a pandemia não explica tudo e há países que resistiram melhor.

Foto
Ministro da Educação: "Seria muito pior se tivéssemos tido uma queda mais abrupta do que outros" Nuno Ferreira Santos (arquivo)
Ouça este artigo
00:00
14:10

Em termos “brutos” é isto: os alunos portugueses de 15 anos perderam competências a matemática que equivalem a um ano de aprendizagem. É o que mostra o PISA, o maior estudo internacional de avaliação dos sistemas educativos da OCDE, quando compara os resultados dos jovens em 2018 com os obtidos nos testes aplicados em 2022. Os dados foram divulgados nesta terça-feira. E a queda não é um exclusivo português. Foi geral. João Costa, ministro da Educação, descarta que as políticas educativas adoptadas nos últimos oito anos pelo Governo socialista sejam responsáveis pela descida.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 23 comentários