Matemática

Todos os tópicos

José Paulo Viana, professor, co-autor da secção Desafios, que nasceu no PÚBLICO e se mantém, vê a matemática como uma ferramenta para organizar o raciocínio.

  • José Paulo Viana, professor, co-autor da secção Desafios, que nasceu no PÚBLICO e se mantém, vê a matemática como uma ferramenta para organizar o raciocínio.

  • A especialista em avaliação, Leonor Santos, considera que os exames não contribuem para as aprendizagens e também que não garantem a equidade. Por isso é contra este tipo de provas tal como elas são feitas em Portugal.

  • Alerta é da Associação de Professores de Matemática. Já a Sociedade Portuguesa de Matemática considera que a prova foi mais fácil do que a do ano passado, que deu aos alunos uma das melhores médias de sempre.

  • Os critérios de correcção e as pontuações de cada resposta foram divulgados pelo Instituto de Avaliação Educativa.

  • O PÚBLICO falou com alguns estudantes do 12.º ano da Escola Secundária Garcia de Orta, no Porto, que realizaram, nesta sexta-feira, a prova de Matemática.

  • Durante a época de exames do ensino secundário, que se iniciou na segunda-feira, dois alunos do 12.º ano têm relatado no PÚBLICO como são estes dias de provas. Tiago Martins diz-nos como correu o exame da manhã desta sexta-feira: Matemática A. Foi a sua última prova.

  • A Sociedade Portuguesa de Matemática elaborou um conjunto de problemas para os alunos do 12.º ano em preparação para o exame nacional da disciplina.

  • Estudo da Eurydice mostra que em Portugal tempo dedicado às ciências naturais varia muito nos cursos do secundário. Muito alunos não têm sequer contacto com elas. Já no 3.º ciclo, o país é dos que mais apostam nesta área.

  • A propósito de estatísticas e veredictos de (in)sucesso a Matemática.