“Poder executivo e reguladores não estão preocupados com a concentração bancária”

Presidente do Sindicato Nacional dos Quadros Técnicos Bancários (SNQTB) vê com preocupação a concentração do sector em Portugal e os seus efeitos sobre os trabalhadores e clientes da banca.

Foto
Mário Centeno, transitou de ministro das Finanças para governador do Banco de Portugal LUSA/TIAGO PETINGA
Ouça este artigo
00:00
04:59

Apesar de não esperar novos despedimentos em massa no sector bancário, Paulo Gonçalves Marcos, presidente do Sindicato Nacional dos Quadros Técnicos Bancários (SNQTB) mostra-se preocupado com a crescente concentração no sector, considerando-a negativa para os aforradores e trabalhadores. Sobre Mário Centeno, como ministro das Finanças, destaca a paternidade das cativações, “com impacto no estado caótico a que chegaram vários serviços públicos”. E como governador do Banco de Portugal defende que a ideia que transmitiu de que “a inflação era um fenómeno temporário” contribuiu para que as famílias não trocassem “os créditos à habitação de taxa variável para fixa”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários