Estudantes detidas por protesto pelo clima ouvidas por juiz no Campus da Justiça

Onze estudantes detidas durante uma manifestação no Ministério das Infra-estruturas passaram a noite na PSP. Dez são suspeitas de desobediência e uma de resistência ou coação à polícia.

Foto
Imagem de arquivo. O grupo Greve Climática Estudantil de Lisboa convocou uma vigília para o Campus da Justiça, pelas 10h, em apoio às estudantes Guillermo Vidal

As 11 estudantes que foram detidas esta sexta-feira, 24 de Novembro, num protesto pelo fim dos fósseis passaram a noite na Polícia de Segurança Pública (PSP) e vão ser presentes esta manhã a um juiz de instrução no Campus da Justiça.

Segundo uma nota de imprensa do grupo Greve Climática Estudantil de Lisboa enviada à Lusa, foram detidas 24 jovens na sexta-feira em manifestações pelo fim dos combustíveis fósseis. Das 24 manifestantes, 11 jovens passaram a noite na esquadra e estava previsto serem presentes este sábado, pelas 10h, a um juiz.

O grupo Greve Climática Estudantil de Lisboa convocou uma vigília para o Campus da Justiça, pelas 10h, em apoio às estudantes que, acreditam as restantes manifestantes, serão libertadas após serem presentes ao juiz.

O grupo refere que dez estudantes foram constituídas arguidas por desobediência, "após fazerem um sit-in no Ministério das Infra-estruturas". A outra estudante foi constituída arguida "por resistência ou coação à polícia", lê-se no comunicado.

"O Governo prefere continuar a enviar polícia para reprimir e agora agredir estudantes do que se comprometer a um plano compatível com a ciência para assegurar o nosso futuro", afirmou Beatriz Xavier, porta-voz da onda de acções pelo fim aos combustíveis fósseis até 2030 e electricidade 100% renovável e acessível até 2025, citada na nota de imprensa.

A jovem acrescentou que manter as jovens na esquadra durante a noite "parece ser apenas mais uma forma de o sistema" as "tentar intimidar". "Não vão ser bem-sucedidos, porque sabemos que estamos a lutar pelas nossas vidas. Estamos do lado certo da história, não podemos parar", rematou.

Cerca de 50 jovens activistas concentraram-se na manhã de sexta-feira no Largo Camões, tendo desfilado pouco depois em direcção ao Ministério do Ambiente, mas a marcha foi momentaneamente interrompida quando a polícia revistou três manifestantes aos quais apreendeu dois "engenhos pirotécnicos" e um saco com tintas.

O desfile prosseguiu com palavras de ordem contra a exploração de energia fóssil e, ao subirem a Rua do Século, já próximo ao Ministério Ambiente, os manifestantes conseguiram libertar fumos nas cores de vermelho, verde e negro de engenhos semelhantes aos apreendidos pela PSP. Realizaram-se ainda manifestações noutros locais.

Os activistas têm realizado manifestações e acções para reivindicar o fim ao fóssil até 2030 e electricidade 100% renovável e acessível até 2025, garantindo que este é o último inverno em que o gás fóssil é utilizado em Portugal.

Sugerir correcção
Ler 7 comentários