Bolsas europeias: há mais dez milhões de euros para cinco projectos portugueses

Há novo financiamento europeu para a ciência portuguesa, com três projectos premiados em Portugal e dois para investigadores portugueses na Dinamarca e nos Países Baixos.

Foto
Há mais cinco projectos com cientistas portugueses a serem financiados pelo Conselho Europeu de Investigação Paulo Pimenta
Ouça este artigo
00:00
07:59

Do rejuvenescimento muscular à energia solar, há bons motivos para a ciência portuguesa sorrir esta quinta-feira. O Conselho Europeu de Investigação (ERC, na sigla em inglês) atribuiu mais dez milhões de euros a projectos desenvolvidos por cientistas portugueses. Manuel João Mendes, Pedro Sousa Victor e Sidh Losa Mendiratta são os três cientistas portugueses – e a trabalhar em Portugal – que receberam bolsas de consolidação (consolidation grants, em inglês) para darem continuidade ao seu trabalho. Além destes três investigadores, também João Mendonça, radicado na Dinamarca, e Flor Avelino, nos Países Baixos, lideram projectos financiados pela instituição europeia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar