Stella Assange vem à Web Summit: “O nome de Julian não se pode transformar num tabu”

A advogada Stella Assange vem à Web Summit lembrar o caso de Julian, seu marido: “Está numa prisão de alta segurança há quatro anos e meio sem qualquer condenação”, diz em entrevista ao PÚBLICO.

Foto
A advogada Stella Assange tornou-se a cara da luta para libertar o co-fundador da Wikileaks, com quem casou em 2022 EPA/CESARE ABBATE
Ouça este artigo
00:00
08:45

Julho, 2010. Dezenas de milhares de ficheiros secretos dos Estados Unidos mostram o fracasso da guerra no Afeganistão: os ataques dos talibãs estão a aumentar e os militares escondem centenas de mortes de civis em incidentes não registados. Foram publicados online pela Wikileaks, a plataforma criada pelo activista e programador australiano Julian Assange, em 2006, para partilhar informações confidenciais, de governos ou empresas, sobre assuntos sensíveis. Meses antes, a organização tinha partilhado um vídeo onde se viam militares dos EUA no Iraque a disparar mortalmente sobre civis, incluindo jornalistas da Reuters, a partir de um helicóptero. O Governo dos EUA condena a divulgação de dados quase de imediato − segundo o país, as informações sobre a localização e actividade dos militares colocava-os em risco. Assange não pára.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários