Fendi protagoniza o arranque da Semana da Moda de Milão com a descontracção de Roma

O director criativo Kim Jones surpreendeu com as cores arrojadas, que terão sido inspiradas por um safári no Quénia e numa das colecção antigas da marca, assinada por Karl Lagerfeld.

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No desfile da Fendi não faltou cor, dos tímidos beges aos mais garridos laranja ou amarelo-limão DR/Fendi
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No desfile da Fendi não faltou cor, dos tímidos beges aos mais garridos laranja ou amarelo-limão DR/Fendi
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No desfile da Fendi não faltou cor, dos tímidos beges aos mais garridos laranja ou amarelo limão DR/Fendi
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No desfile da Fendi não faltou cor, dos tímidos beges aos mais garridos laranja ou amarelo-limão DR/Fendi
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No desfile da Fendi não faltou cor, dos tímidos beges aos mais garridos laranja ou amarelo-limão DR/Fendi
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No desfile da Fendi não faltou cor, dos tímidos beges aos mais garridos laranja ou amarelo-limão DR/Fendi

A moda já está a acontecer a todo o vapor em Milão e o arranque da Semana da Moda feminina ficou a cargo da Fendi, nesta quarta-feira. O director criativo Kim Jones encheu de cor a passerelle, com aquela que diz ser a “descontracção de vestir com uma certa liberdade romana”.

O criador britânico combinou “a alfaiataria masculina” dos casacos em cabedal com materiais mais “fluidos”, como a seda, acrescentando “uma sensibilidade feminina”. As modelos, a usarem todas luvas em pele, desfilaram num cenário repleto de gigantes malas brancas, incluindo a icónica Baguette.

Não faltou cor, dos tímidos beges aos mais garridos laranja ou amarelo limão, tonalidades que Kim Jones terá trazido de um safari no Quénia, diz a edição italiana da revista Vogue. Destaca-se, ainda, o azul, a cor do céu na savana, e o bege das “infinitas” dunas do deserto. Mas não foi apenas a paisagem a inspirar o designer: estes tons já tinham sido usados por Karl Lagerfeld em 1999, avança a marca.

Em termos de manipulação têxtil, Jones explorou os retalhos, a recriar o “F” da Fendi em casacos ou vestidos, “uma abordagem divertida e abstracta” ao símbolo criado por Lagerfeld em 1966, um ano depois do criador alemão de ter chegada à casa de moda de Roma como director criativo. Inicialmente, o monograma era utilizado apenas como um "F" duplo num quadrado, mas o novo designer tem descoberto as suas potencialidades.

“Em Roma onde há elegância na descontracção e em não se importarem com o que os outros pensam — este é o verdadeiro luxo. Nesta colecção, queria reflectir isso”, explica Jones, no descritivo da colecção. E insiste: “Não é sobre o espectáculo de dar nas vistas, mas a realidade de nos vestirmos e a confiança e o atrevimento que vem isso.”

Kim Jones está na Fendi desde Setembro de 2020, como director criativo das colecções femininas. A casa de luxo, fundada em 1925 por Adele e Edoardo Fendi, faz parte do conglomerado de luxo LVMH.

O desfile foi o destaque do primeiro dia da Semana da Moda de Milão, que inclui 62 desfiles até à próxima segunda-feira, 25 de Setembro. Esperam-se apresentações de etiquetas como a Armani, a Dolce&Gabbana, a Prada e a Versace. O apogeu deverá acontecer na sexta-feira, quando Sabato De Darno vai apresentar a sua primeira colecção para a Gucci.

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