Carlos III e Camila jantaram em Versalhes num banquete recheado de estrelas

Os monarcas britânicos estão numa visita de Estado a França de três dias. Ao jantar, Carlos lembrou a mãe, Isabel II, que esteve no mesmo palácio em 1975.

versalhes,emmanuel-macron,familia-real-britanica,monarquia,reino-unido,franca,
Fotogaleria
Camila, Carlos, Emmanuel Macron e Brigitte Reuters/BENOIT TESSIER
Fotogaleria
Brigitte e Macron Reuters/POOL
Fotogaleria
Macron cumprimenta a rainha Camila Reuters/POOL
versalhes,emmanuel-macron,familia-real-britanica,monarquia,reino-unido,franca,
Fotogaleria
Os quatro protagonistas da noite Reuters/POOL
versalhes,emmanuel-macron,familia-real-britanica,monarquia,reino-unido,franca,
Fotogaleria
Carlos falou sobre Isabel II Reuters/POOL
,Reino Unido
Fotogaleria
Um brinde com a primeira-dama Reuters/POOL
versalhes,emmanuel-macron,familia-real-britanica,monarquia,reino-unido,franca,
Fotogaleria
Rei e Presidente Reuters/POOL
,Reino Unido
Fotogaleria
Detalhe da mesa de jantar Reuters/POOL
,Reino Unido
Fotogaleria
A mesa para 150 convidados Reuters/POOL
,palácio de Versailles
Fotogaleria
Mick Jagger e Melanie Hamrick Reuters/POOL
Fotogaleria
Bernard Arnault e a mulher Helene Mercier-Arnault EPA/CHRISTOPHE PETIT TESSON
Fotogaleria
Stephane Bern, Laurence de Gaulle e Yves de Gaulle Reuters/BENOIT TESSIER
Bernardo Arnault
Fotogaleria
Hugh Grant Reuters/POOL
Hugh Grant
Fotogaleria
Hugh Grant e Anna Elisabet Eberstein EPA/CHRISTOPHE PETIT TESSON
,palácio de Versailles
Fotogaleria
A actriz Carole Bouquet EPA/CHRISTOPHE PETIT TESSON
Fotogaleria
Arsene Wenger Reuters/BENOIT TESSIER
,Rainha Camila
Fotogaleria
Didier Drogba e Gabrielle Lemaire Reuters/BENOIT TESSIER
,palácio de Versailles
Fotogaleria
Charlotte Gainsbourg Reuters/BENOIT TESSIER
,palácio de Versailles
Fotogaleria
Emma Mackey Reuters/BENOIT TESSIER
Ouça este artigo
00:00
04:08

O primeiro dia da visita dos reis Carlos III e Camila a França culminou num banquete de Estado no Palácio de Versalhes, a 40km sudoeste de Paris. Com toda a pompa e circunstância, os monarcas britânicos jantaram na mítica da Sala dos Espelhos, nesta quarta-feira, lado a lado com o Presidente francês, Emmanuel Macron, e a primeira-dama, Brigitte. Mas também não faltaram convidados de honra, do presidente e director executivo da LVMH, Bernard Arnault, ao roqueiro britânico sir Mick Jagger.

Carlos começou por agradecer a “generosidade” de Macron em recebê-los e confessou-se “sensibilizado” pelos tributos feitos a Isabel II pelos franceses há um ano, quando morreu a monarca com o reinado mais longo da História britânica. “Disseram que ela tinha tocado os vossos corações, mas era ela que tinha o maior afecto por França”, sublinhou o rei inglês, citado pelo The Guardian

De seguida, o soberano — na sua 35.ª visita a França — brindou ao Presidente e à primeira-dama, bem como à “aliança sustentável” entre os dois países. “Seja qual for o futuro, que perdure, fiel e constante, nos séculos vindouros”. A visita de Estado de três dias serve precisamente para reforçar esta relação entre França e Inglaterra, que vinha sendo deteriorada nos últimos anos, depois do Brexit.

Foto
Reuters/Pool

Isabel II jantou naquela mesma sala em 1975, quando visitou França — na época, ocupava o lugar da Presidência francesa Valéry Giscard d'Estaing —, e Macron ofereceu ao rei um livro para recordar essa viagem. Não foi o único presente do dia. Durante a manhã, depois de Carlos e Camila aterrarem em Orly, o Presidente ofereceu-lhe uma primeira edição do romance As Raízes do Céu, de Romain Gary, que fala da protecção dos animais e da biodiversidade, um tema pelo qual o rei inglês se interessa particularmente.

Carlos falava em Versalhes para mais de 150 convidados, sentados numa mesa de 60 metros para que todos pudessem estar sentados com o rei. A ementa foi escolhida a pensar na gastronomia francesa e inglesa. A degustação iniciou-se com lagosta e caranguejo, evocando o gosto do rei Luís XIV, que mandou construir o exuberante palácio. Para prato principal: frango do campo marinado em champanhe com cogumelos franceses gratinados.

Foto
Reuters/Pool

A acompanhar a refeição, vinhos e champanhe francês, além de uma selecção de queijos de França e de Inglaterra. A sobremesa foi macaron com sorvete de rosas. Da ementa esteve ausente o foie gras, que Carlos III baniu das suas residências oficiais, em prol dos direitos dos animais, alimentados à força.

Passadeira-vermelha

Ainda antes de jantar, foi estendida a passadeira vermelha para receber os convidados. As estrelas do serão foram a primeira-dama francesa e a rainha Camila, tendo a rainha inglesa optado por vestir moda francesa — ou não estivesse ela de visita ao berço da alta-costura. O longo vestido em azul noite, em crepe de seda e com uma vistosa capa, é uma criação de alta-costura da Dior, desenhada pela directora criativa Maria Grazia Chiuri a pensar na rainha. “Uma linha pura, sublimada por um entrançado, trabalhado à mão pelos ateliês da maison”, detalha a marca, em comunicado. Já Brigitte Macron optou pela mesma cor, mas num modelo Louis Vuitton, adornado com pedraria cintilante.

Foto
Camila veste Dior HANNAH MCKAY/Reuters

Não faltaram outras estrelas no banquete. O cantor Mick Jagger chegou acompanhado da mulher Melanie Hamrick, seguido do actor britânico Hugh Grant e Anna Elisabet Eberstein, das actrizes Charlotte Gainsbourg, Emma Mackey e Carole Bouquet. Macron convidou ainda algumas das figuras proeminentes de França, como o magnata Bernard Arnault, presidente do conglomerado de luxo LVMH e um dos homens mais ricos do mundo.

A propósito dos Jogos Olímpicos de 2024, estiveram presentes alguns atletas, como o antigo treinador de futebol Arsène Wenger, os futebolistas Didier Drogba e Patrick Vieira, a tenista Amélie Mauresmo e o canoísta Tony Estanguet, responsável pela organização do evento do próximo ano.

A visita de Estado continua e, nesta quinta-feira, Carlos e Camila vão visitar a Catedral de Notre-Dame, em Paris, que continua em obras, depois de ter sido devastada por um incêndio em 2019. Depois, os reis seguem para Bordéus, onde vão conhecer uma vinha de produção biológica.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários