Cantora canadiana apaixonou-se pela poesia de Fernando Pessoa e mudou-se para Portugal

Foi uma visita ao Algarve, em 2012, que mudou tudo para Tammy Weis. Então conheceu a obra do escritor português e decidiu começar a homenageá-lo com a sua música.

Foto
O espectáculo da cantora no CCB Instagram/Tammy Weis

A canadiana Tammy Weis mudou-se para Portugal e está a homenagear Fernando Pessoa através da sua música, com actuações programadas quer para todo o Canadá, quer para a Europa.

A cantora e compositora, natural da Colúmbia Britânica, no Oeste do Canadá, mudou-se para o Reino Unido em 2006, mas uma visita ao Algarve, em 2012, “mudou tudo”. Weis recorda essa viagem: “Estava a viver em Londres, quando tive a hipótese de visitar Portugal através de um bom pacote de viagens de duas semanas para Albufeira. Nesse período, conheci pessoas fantásticas, foi como ter uma vida praticamente nova.”

Foi amor à primeira vista. “As praias, o mar, o vento, as cores, as pessoas e a gastronomia. Podia continuar...”, detalha. Após essa visita, a canadiana regressou ao Sul do país por diversas ocasiões, para “explorar a região”.

O convite de uma amiga para uma visita a Lisboa serviu como “impulso” para que, em 2018, após regressar por diversas ocasiões à capital portuguesa, fizesse a mudança com carácter definitivo.

“Numa das viagens a Portugal, visitei uma galeria de arte em Alfama. Na entrada dizia que faziam quadros e que serviam vinho ou café. Entrei, conheci um guitarrista que, de repente, começou a tocar e também cantei algumas músicas de jazz. Um pintor sugeriu ao guitarrista que eu deveria cantar poemas de Fernando Pessoa. A partir daí é que a minha carreira teria sucesso”, declara.

Na altura, Tammy Weis ficou curiosa e tentou descobrir um pouco mais sobre o poeta português. “Quem era Fernando Pessoa? Disseram-me para olhar para alguns dos quadros na galeria, que estava repleta de quadros dele. Foi aí que começou a minha jornada de Pessoa e a mudança para Lisboa”, justifica.

Para a cantora, as palavras de Fernando Pessoa são “coisas simples”, que nos fazem pensar de uma “forma diferente sobre a vida”. Esta tem sido a missão de Tammy Weis “nos últimos anos”, aprender mais sobre o poeta do Livro do Desassossego e sobre todo o processo criativo.

A 31 de Março, apresentou no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, o álbum de homenagem a Fernando Pessoa, Soul Whisper, com 11 temas, produzido pelo português Rui Veloso e financiado pelo Conselho Canadiano das Artes.

Foram convidados músicos portugueses e internacionais para participarem no álbum, entre os quais o contrabaixista Carlos Barretto, João Só (guitarra), Luís Guerreiro (guitarra portuguesa), o espanhol António Serrano (harmónica) e o canadiano Randy Bachman (um dos fundadores da banda Guess Who).

O sobrinho do poeta, Luís Miguel Rosa, que morreu em 2019, aos 88 anos, acompanhou parte das gravações e também “aprovou” o álbum. Soul Whisper surge no mesmo ano em que se assinalam o 135.º aniversário de nascimento do poeta português.

Actualmente, Tammy Weis encontra-se no Canadá. A 1 de Setembro vai actuar no Frankie’s Jazz Club, em Vancôver. A 22 de Outubro, a canadiana regressa a Portugal para um espectáculo em Tavira, nas celebrações do aniversário de Álvaro de Campos, um dos heterónimos de Fernando Pessoa.

A próxima etapa para a compositora canadiana será “adquirir a nacionalidade portuguesa”, processo que vai ter início em breve.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários