Um piano flutuante e muita arte unem Valença e Tui em festival

O Festival IKFEM arranca esta quinta-feira entre Valença e Tui com 40 projectos culturais de Portugal e Espanha (e não só). Até 25 de Julho.

Foto
PIANO FLUTUANTE DELPHINE COUTANT DR

O festival transfronteiriço IKFEM está de regresso a Valença e Tui para cinco dias de cultura entre as duas margens do rio Minho. Até terça-feira, 25 espaços de grande valor arquitectónico e patrimonial das duas cidades, incluindo a catedral de Tui e a fortaleza de Valença, por exemplo, acolhem 40 projectos de diferentes disciplinas artísticas que procuram espelhar as culturas portuguesa, espanhola, brasileira, cubana e cabo-verdiana.

Na 11.ª edição, o evento arranca esta quinta-feira com um espectáculo “visualmente atraente e musicalmente cativante”: “um piano flutuante” em “pleno rio Minho”, “tocado por Delphine Coutant, que se define como uma trovadora do século XXI”, anuncia a autarquia de Valença em comunicado. A obra, Dois sistemas solares, é “uma miniópera pop, em jeito de tragédia antiga”.

Já na sexta-feira, às 18h, o programa inclui "uma mostra criativa de várias disciplinas que vão da música à moda, passando pelo artesanato, fotografia, magia, dança, arte e gastronomia". Às 21h30, actua Ellen de Lima com Rodrigo & Gustavo Almeida, numa "partilha de histórias entre Portugal, a Galiza e o Brasil, um encontro de gerações que têm em comum a paixão pela música".

No sábado, às 21h30, no jardim municipal de Valença vão celebrar-se os 70 anos de carreira do maestro António Victorino d'Almeida, com um concerto acompanhado pela fadista portuguesa Katia Guerreiro e pela cantora cabo-verdiana Cremilda Medina. Também no sábado, mas às 18h, a Praça da República de Valença recebe Antía Muiño, eleita "Melhor Artista Emergente" nos Prémios Martín Códax de la Música Gallega, e embaixadora do programa EQUAL do Spotify.

Ainda em Valença, domingo, às 11h30, "Néboa leva à Praça da República um concerto que combina a música tradicional galega e de autor com o pop alternativo e o indie-eletrónico". Às 18h, "os Elektrofadas propõem um concerto didáctico, uma viagem pelas emoções através da música".

Na "igreja do Salvador de Ganfei, às 21h30, a arte visual e música de Alqvimia Musicae, com um órgão digital e sintetizadores que cruzam o histórico com o contemporâneo, numa fusão de música e video mapping ao vivo".

Depois de dois dias em Valença, o IKFEM continua em Tui, na Galiza, onde na próxima segunda-feira a igreja de Santo Domingo recebe, às 21h30, o Duo Moraguez - Pilar e Arabel Moráguez num concerto de música cubana com melodias, ritmos e harmonias do Caribe.

No Dia da Galiza, 25 de Julho, a igreja de São Domingo recebe, às 18h, o solo de Daniel Pereira que leva ao palco as quatro sonatas para piano de Beethoven. Às 21h, é a vez de Arume de Malvas, grupo de música tradicional que recupera a história de três décadas do grupo folclórico Terra de Malvas.

O encerramento do IKFEM 2023 está marcado para às 21h30, na Praça São Fernando em Tui, com Alqvimia Musica e o espectáculo de fusão entre a música e video mapping.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários