Timothy Garton Ash: “Acredito numa Europa-potência. Com os Estados Unidos e não contra eles”

Em entrevista ao PÚBLICO, o historiador britânico Timothy Arton Gash diz que que a vitória da Ucrânia sobre a Rússia é essencial para o futuro da Europa.

Foto
Timothy Garton Ash: "[Zelensky] é Churchill com um camuflado" MATILDE FIESCHI
Ouça este artigo
00:00
25:35

O livro chama-se Pátrias – Uma História Pessoal da Europa. É o mais recente de uma já longa lista de obras publicadas pelo autor nos últimos trinta anos, quase todas sobre os acontecimentos que marcaram a história da Europa Central e de Leste, libertada do “lado errado da História” no final da década de 1980. O seu autor é o célebre historiador de Oxford Timothy Garton Ash, uma referência incontornável para quem acompanha a vida política europeia. Ele próprio se identifica como um “inglês europeu” que lamenta o destino recente do seu país, desde que decidiu abandonar a União Europeia. Esteve em Lisboa, no início da semana passada, para participar na 31.ª edição do Estoril Political Forum, uma conferência anual, organizada pelo Instituto de Estudos Políticos, em que participam académicos e especialistas americanos e europeus. Falou sobre a “Europa inteira e livre”, num momento em que uma guerra de grande intensidade volta a assolar o continente.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 18 comentários