Itamar Vieira Junior: “O chão ainda está sujo do passado”

Salvar o Fogo é o segundo romance do prémio LeYa 2018. Depois de Torto Arado, o autor brasileiro volta a encarar o passado do Brasil olhando o que de estrutural permanece no mundo rural.

Foto
Itamar Vieira Junior fez de 'Salvar o Fogo', como já tinha feito de 'Torto Arado', um virtuoso quadro de um Brasil rural onde as estruturas colonialistas subsistem Daniel Rocha
Ouça este artigo
--:--
--:--

Em 2018, com o seu primeiro romance, Torto Arado, o brasileiro, nordestino, Itamar Vieira Junior (n. 1979) ganhou o Prémio LeYa; seguiram-se-lhe os prémios Jabuti e Oceanos e a tradução do livro em mais de uma vintena de línguas. Há muito tempo que um romance de um autor brasileiro, amplamente reconhecido pela crítica e pelos seus pares, não tinha no Brasil tamanha aceitação junto do público cerca de meio milhão de exemplares vendidos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 9 comentários