Parlamento discute criação do Provedor da Criança quatro anos após sugestão da ONU

Em 2019, a ONU sugeriu criação de um “mecanismo” que assegurasse a protecção adequada das crianças. Quatro partidos propuseram a criação do Provedor da Criança. Projectos discutidos esta quinta-feira.

Foto
Portugal "é dos poucos membros da União Europeia que não pode fazer parte" da rede europeia de Provedores, diz a IL Daniel Rocha
Ouça este artigo
--:--
--:--

O Comité dos Direitos das Crianças da Organização das Nações Unidas (ONU) recomendou, em 2019, que Portugal que criasse "um mecanismo específico, dentro da Provedoria de Justiça, para monitorizar os direitos das crianças". Este ano, a Comissão Independente para o Estudo de Abusos Sexuais contra Crianças na Igreja Católica fez uma sugestão no mesmo sentido. Esta quinta-feira serão discutidos no plenário da Assembleia da República quatro projectos de lei (da IL, BE, PAN e Chega) que propõem a criação desta figura. Questionado pelo PÚBLICO sobre se admite viabilizar estas propostas, o grupo parlamentar do Partido Socialista não respondeu.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar