Highway to mel: Talin cria corredores a pensar na polinização

Na capital da Estónia o cidadão sente-se sempre próximo da natureza. Oitenta por cento dos residentes têm uma área verde a menos de 300 metros. Há 60 parques e 11 áreas protegidas na cidade.

Foto
Novos projectos sustentáveis surgem e são um retrato da frescura que a cidade parece exalar DR
Ouça este artigo
--:--
--:--

A meio de uma tarde de amena temperatura, chego a Kadriorg, um parque verdejante que nunca se sente órfão da arte. Coube a Pedro, o Grande requerer a um arquitecto italiano, Nicola Michetti, o projecto para o Kadriorg, que se pode traduzir como “vale de Catarina”. Quando, uns anos mais tarde, em 1725, Pedro morre, o palácio sonhado, hoje um dos mais magnificentes exemplos do barroco na Estónia e mesmo no Norte da Europa, está ainda por acabar. Mas Catarina, a sua mulher, revela pouco interesse por um lugar que ela definia como frio e distante – mas tão do agrado, mais tarde, de czares, de governadores e até de presidentes da república.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar