CMVM: queda do Crédit Suisse não tem impacto directo em Portugal

Luís Laginha de Sousa, presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, garante que “não há motivo para preocupação” após falência de bancos norte-americanos e da crise no Crédit Suisse.

Foto
Sede do Credit Suisse em Zurique EPA/MICHAEL BUHOLZER

O presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Luís Laginha de Sousa, assegurou este sábado que não há impactos directos em Portugal da crise do Crédit Suisse e das falências dos bancos nos Estados Unidos.

Em entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios, Laginha de Sousa disse que "não há motivo para preocupação" com os impactos directos da falência dos bancos americanos e da crise no banco suíço, advertindo, contudo, para a necessidade de manter a vigilância, porque a confiança tem de ser preservada.

"Temos de ter a noção de que não vivemos num mundo composto de ilhas e, às vezes, depois, há fenómenos de segunda ordem, sobretudo em matérias onde o que está em causa são elementos intangíveis — estamos a falar de confiança. E, desse ponto de vista, as autoridades, seja a nível nacional, seja a nível europeu, têm de actuar, no sentido de contribuir para preservar esse bem", afirmou.

O antigo administrador do Banco de Portugal que, desde Novembro, preside ao supervisor do mercado de capitais adiantou que a CMVM está a acompanhar a situação, acrescentando que o assunto deverá ser abordado na reunião regular do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, que decorre na segunda-feira.

"Aquilo que é importante assinalar é que nós acompanhamos essas matérias e, neste momento, naquilo que tem que ver com esses efeitos directos da exposição directa, não vemos neste momento motivo para qualquer preocupação", vincou o responsável.

Na quinta-feira, o Crédit Suisse tornou-se no primeiro banco de grande dimensão à escala mundial a receber uma ajuda pública de emergência desde a crise financeira de 2008.

Sobre a subida das taxas de juro por parte do Banco Central Europeu (BCE), Laginha de Sousa disse acreditar que a decisão foi tomada "à luz da melhor informação disponível", considerando tratar-se de uma "evolução salutar", uma vez que se revê num modelo em que o acesso aos recursos financeiros tem um custo.

"No contexto do normal funcionamento de uma economia, é normal que quem precise de financiamento tenha de pagar por ele e não tenha taxas de juro negativas", observou, lembrando, contudo, que é importante assegurar que existem formas de apoiar "aqueles que não conseguem lidar com as consequências disso".

O presidente da CMVM defendeu ainda a necessidade de tornar o investimento em capital "mais atractivo", considerando fundamental "canalizar incentivos ou eliminar desincentivos" para que as empresas possam ter "vontade de investir".

"A fiscalidade é um ponto que é incontornável, mas não é único e aí há escolhas políticas que têm de ser feitas, e quem faz essas escolhas tem de olhar para um leque muito mais alargado de equilíbrios do que quem está só na perspectiva do mercado de capitais", concluiu.

Na quinta-feira foi anunciado que o Crédit Suisse iria receber um empréstimo de até 50 mil milhões de francos suíços (50,7 mil milhões de euros) do banco central da Suíça para "fortalecer" as contas da instituição.

Ao mesmo tempo, o segundo maior banco suíço anunciou uma série de operações de recompra de dívida no valor de cerca de três mil milhões de francos suíços (3,04 mil milhões de euros).

A ajuda surgiu um dia depois de o Crédit Suisse ter enfrentado a sua sessão mais negra na bolsa, perdendo um quarto do valor, com as acções a caírem para um nível historicamente baixo, abaixo de dois francos suíços (2,03 euros).

Este período de turbulência no sector bancário começou antes, com o colapso do Silicon Valley Bank (SVB), nos Estados Unidos, após a qual se deu uma acentuada queda em bolsa na quarta-feira do Credit Suisse.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários