Inquérito à TAP: depois de ficar com a presidência, PS garantiu relatora socialista

Socialistas propuseram Ana Paula Bernardo para relatora, que foi designada esta tarde. PS rejeita que decisão possa ser vista como sinal de acumulação de posições nos trabalhos do Parlamento.

Foto
Carlos Pereira é o coordenador do PS no inquérito à TAP Nuno Ferreira Santos

O PS propôs o nome da deputada socialista Ana Paula Bernardo para relatora na comissão parlamentar de inquérito à TAP, disse ao PÚBLICO o coordenador do PS nesta comissão, Carlos Pereira, cargo para o qual foi designada com o apoio de todos os partidos, segundo a Lusa. O parlamentar rejeita que esta decisão de propor um nome socialista para esta função – quando o partido já tem a presidência – possa ser visto como um acumular de posições.

Ainda de acordo com a Lusa, o Paulo Moniz, do PSD, não se opôs ao nome indicado pelo PS e desejou felicidades à deputada, esperando que o trabalho "seja rigoroso". Já o presidente da comissão, o também socialista Jorge Seguro Sanches desejou felicidades para o "muito trabalho que vai ter". Ana Paula Bernardo disse aceitar este desafio "com o compromisso de ter um trabalho rigoroso".

"O PS vai propor um nome do PS, a deputada Ana Paula Bernardo", havia dito o deputado, acrescentando que o nome em causa deve ser "aprovado naturalmente". Assim foi. Com maioria na comissão de inquérito à TAP, tal como no Parlamento, a escolha do relator teria sempre de passar pelo crivo do PS.

O que faltava saber era se os socialistas patrocinariam um nome de outro partido – uma vez que têm a presidência da comissão – ou se optariam por indicar um deputado do PS.

A opção foi a última. Carlos Pereira rejeita, porém, que politicamente esta decisão possa ser entendida como um acumular de posições na comissão que vai investigar o controlo político da TAP, depois de conhecido o pagamento de uma indemnização de 500 mil euros a Alexandra Reis, ex-administradora da companhia aérea.

O deputado lembra que "foi o próprio PS que fez a interpretação de que a presidência da comissão de inquérito não seria do PS". O PS entendia que cabia ao Chega, mas acabou por vingar a interpretação que os serviços da Assembleia fizeram das regras de funcionamento.

Além disso, Carlos Pereira acrescenta que "Ana Paula Bernardo cumpre os requisitos que importam à função de relator, o da competência e o da isenção". O coordenador do PS nesta comissão considerou ainda que a deputada socialista conseguirá ter o papel de "transversalidade" que é necessário à função.

Cabe ao relator a produção do relatório final, no qual constam as conclusões e as recomendações. A comissão tem 17 deputados, nove dos quais são do PS. O presidente é o socialista Jorge Seguro Sanches.

Notícia actualizada com a confirmação da designação de Ana Paula Bernardo como relatora

Sugerir correcção
Ler 1 comentários