Palcos da semana: da casa de Ana Moura à máquina de Kafka

A festa dos 75 anos do Hot Clube, a força animada da Monstra e As Bruxas de Salém por Nuno Cardoso são outros destaques dos próximos dias.

opera,lazer,teatro,cinema,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
Ana Moura monta a Casa Guilhermina no Porto e em Lisboa Guillermo Vidal
opera,lazer,teatro,cinema,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
No São Luiz estreia-se uma versão da ópera Na Colónia Penal Armanda Claro e Beatriz Tomaz
p2,culturaipsilon,
Fotogaleria
O artista e realizador Raimund Krumme é um dos convidados da Monstra SNBA
opera,lazer,teatro,cinema,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
Nuno Cardoso encena no São João As Bruxas de Salém, de Arthur Miller João Tuna
opera,lazer,teatro,cinema,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
Filipe Melo participa no 75.º aniversário do Hot Clube DR

Bem-vinda a Casa Guilhermina

Não é que o fado fique à porta. É como se morasse ao lado, qual vizinho omnipresente mas envolvido e desperto para a nova vida de Ana Moura a que Casa Guilhermina abre as portas. Habitado por convivas como Pedro da Linha, Pedro Mafama ou Conan Osíris, mistura tradições com explorações e traça o fado com linhas urbanas, ritmos africanos, sabores tropicais e o mais que vier a este novo rumo sem amarras.

O disco, lançado em Novembro do ano passado, motiva dois concertos especiais no Porto e em Lisboa, depois de já ter provocado uma enchente no último Super Bock em Stock, quando foi apresentado pela primeira vez, e de ter levado Stromae a convocar a cantora para o acompanhar em digressão.

Máquina de (in)justiça

Dizer que a justiça tem caminhos tortuosos é um eufemismo para o que se passa Na Colónia Penal de Franz Kafka, uma história bizarra e perturbadora em que uma máquina de tortura e execução grava (ou trincha) as sentenças nos corpos dos condenados.

Em 2000, Philip Glass compôs uma ópera de câmara a partir desse conto, com libreto de Rudolph Wurlitzer. Agora, um trio português pega nela para apresentar a sua própria versão: Miguel Loureiro na encenação, Martim Sousa Tavares na direcção musical e Miguel Pereira na coreografia.

Cabe ao barítono André Henriques, ao tenor Frederico Projecto e aos performers João Gaspar e Paulo Quedas interpretarem as personagens: o oficial, o visitante, o prisioneiro e o guarda. Junta-se-lhes um quinteto de cordas para convocar a obra de Kafka, o “mestre da estética distópica”, na descrição de Tavares.

Caça às bruxas

Nuno Cardoso, que já tinha abordado o Ensaio sobre a Cegueira de Saramago, encena agora outro manifesto sobre multidões e paranóia: As Bruxas de Salém, de Arthur Miller, inspirado na história real da comunidade norte-americana que, em fins do século XVII, ficou conhecida e marcada pelos julgamentos de pessoas acusadas de bruxaria.

Miller escreveu-a em 1953, época de outra “caça às bruxas”: as perseguições anticomunistas do macartismo, de que o próprio dramaturgo foi alvo. Joana Carvalho, Jorge Mota, Lisa Reis, Patrícia Queirós, Paulo Freixinho, Pedro Frias, Ana Brandão, Carolina Amaral, Mário Santos, Nuno Nunes e Sérgio Sá Cunha compõem o elenco.

Animação em força

Num ano forte para o cinema de animação português – falta pouco para sabermos se Ice Merchants ganha o Óscar – e simbolicamente importante pelo centenário do primeiro filme luso do género – O Pesadelo do António Maria, de Joaquim Guerreiro – não faltam à Monstra razões para evidenciar, sob o tema Animação e Cultura, “a inquietação assente na história da animação em Portugal, através de estéticas e olhares variados”, anuncia o comunicado.

A 22.ª edição do festival traz 423 filmes de perto de 50 países, com “a maior representação portuguesa de sempre em competição” e com o Japão a projectar-se, como país homenageado, em cerca de uma centena de obras. Na extensão do programa cabem também convidados, exposições, masterclasses e a Monstrinha para crianças.

Hot Clube em festa

Uns históricos 75 anos fazem dele um dos clubes de jazz mais antigos da Europa. É esse número, contado a partir do momento em que Luiz Villas-Boas se fez sócio número um, que o Hot Clube comemora no próximo fim-de-semana.

O Teatro da Comuna e o Fórum Lisboa emprestam-lhe o palco – já que o edifício da Praça da Alegria se encontra encerrado – para fazer da festa um festival em que alinham, entre outros, o Lokomotiv de Barretto, Delgado e Salgueiro, o Mingus Project de Nelson Cascais, o trio de Filipe Melo, formações da casa e muitos convidados.

Sugerir correcção
Comentar