Mirandela e Macedo de Cavaleiros pedalam por 200 km de “beleza paisagística” transmontana

Uma antiga estação ferroviária e uma antiga escola primária dão lugar ao novo Centro Cyclin’ Portugal, em espaços dos dois municípios na mata do Quadrassal. São 200km de troços.

Foto
Pela natureza, património, cultura de Mirandela e Macedo de Cavaleiros, sempre a pedalar Quadrassal

Os municípios de Mirandela e Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, passam a contar, a partir desta sexta-feira com um Centro Cyclin’ Portugal, na mata do Quadrassal: será o epicentro de uma rede de percursos cicláveis a ligar os dois concelhos.

O centro, na verdade, são dois. Ou, usando os termos da Federação Portuguesa de Ciclismo, tem "duas Portas de Entrada": uma pelo Centro de Apoio de Macedo de Cavaleiros, que ocupa a Antiga Estação Ferroviária de Cortiços (estava ao serviço da Linha do Tua), e outra pelo Centro de Apoio de Mirandela, que fica na antiga Escola Primária de Vale de Lobo.

Entre Mirandela e Macedo, informam as autarquias em comunicado, por uma extensão de cerca de 200km, há "uma rede de nove percursos diferentes, com quatro níveis de dificuldade", "direccionados para a prática de BTT-XC".

Foto
Vale do Lobo, antiga escola primária Quadrassal

A novidade chega "após o investimento de requalificação, no total de 230 mil euros, distribuído pelos dois municípios transmontanos, financiado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional)".

Os dois centros de apoio, assegura-se, estão "equipados com todos os recursos necessários de um Centro Cyclin’Portugal", incluindo-se aqui "WC, balneários, painéis informativos, postos de carregamento para e-bikes, e uma estação de serviço para lavagem e reparações".

Foto
Cortiços, antiga estação de comboios do Tua Quadrassal

Para estas autarquias, o projecto pretende "divulgar o potencial turístico dos concelhos", com base num "desenvolvimento sustentável" e permitindo "a visitação ordenada da área da Rede Natura 2000" e, claro, "apreciar a beleza paisagística desta região transmontana" – refira-se que, como se destaca no site do Quadrassal, abrange parte do Geopark Terras de Cavaleiros, património mundial UNESCO, e da Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica, "a maior reserva da biosfera da Europa", "por municípios da Terra Fria, Terra Quente, Douro Superior e Beira Alta, do lado português, e de Zamora e Salamanca, do lado espanhol".

Os centros Cyclin’Portugal chegam assim aos 44 em todo o país, com a Federação Portuguesa de Ciclismo a pretender usá-los também para promoção do país como "destino de excelência para a prática de ciclismo, turismo e lazer".

Foto
Já são 44 os Centros Cylin' Portugal quadrassal
Foto
Boa vistas não faltam quadrassal

O Cyclin’Portugal Quadrassal já tem site oficial, Facebook e uma app (disponível para android e, promete-se, "brevemente na versão iOS​").

Sugerir correcção
Ler 1 comentários